sexta-feira

Como fazer para cuidar de suas bolsas de couro e garantir-lhes durabilidade e beleza


É normal a gente chegar ao trabalho ou mesmo em casa e jogá-las em um canto qualquer, sem lembrar que o couro é um produto natural e, relativamente, frágil, daí a necessidade de tomar mais cuidados com ela, para que permaneça bem e bonita por tempo indeterminado.

Não que o tempo de duração em si seja um fator que todos deem valor, mas, pelo menos no tempo em que usar ela esteja em perfeito estado em funcionalidade e beleza.

Então, vejamos algumas dicas essenciais:

- Limpe sua bolsa por fora com um pano levemente umedecido em água e detergente neutro, depois passe um pano seco e macio para secar bem. Nunca guarde quando estiverem úmidas, molhadas ou sujas. Entretanto, jamais a coloque para secar ao sol, faça-o a sombra, por mais que isso demore um pouco mais.

- Outra boa dica é passar periodicamente um pouco de hidratante na bolsa para manter o couro em sua flexibilidade natural e em bom estado de conservação. Caso você não tenha à mão um produto específico para couros, use um hidratante corporal comum que dá excelentes resultados.

- Uma característica que envelhece muito qualquer peça é a oxidação e consequente perda do brilho de detalhes em metal, como fivelas, tachas e zíperes. Isto pode ser resolvido com um polidor de alumínio, destes de supermercado mesmo. Se não tiver o produto, polvilhar um pouco de bicabornato de sódio e lustrar com um pano macio também ajuda a trazer de volta o brilho original! 

- Esvazie-as antes de guardá-las, tire tudo de dentro e sacuda para que não fique nenhum papelzinho ou qualquer resíduo. Se você tiver um aspirador portátil, aspire o interior da sua bolsa. É melhor fazer isto antes de guardar do que ter que limpar na hora de sair!

- Coloque sempre um enchimento na bolsa para que ela não perca sua forma. Pode ser aquele que veio dentro dela, enchimentos próprios disponíveis no mercado, ou travesseiros infantis, que são excelentes para manter a forma delas. O que não pode é deixar papel dentro, pois com o tempo as traças atacam.

- Proteja suas bolsas com sacos de algodão ou flanela, desta forma o couro não ficará "arranhado" pelo fato de uma bolsa encostar na outra ou em qualquer outro local. Bolsas com pedrarias, miçangas e lantejoulas deverão sempre ser guardadas em sacos individuais, evitando o contato com outras peças.

- Use um organizador de bolsa, assim na hora da troca você não esquece de nada;

- Não deixe suas bolsas penduradas em cabideiros ou ganchos por muito tempo, eles marcam e deformam as alças. Prateleiras são os lugares mais indicados, pois facilitam a visualização e mantém a ordem. Na falta de espaço, você pode optar também por cestos, caixas organizadoras transparentes ou gavetas.

Como vê, nada de excepcional ou difícil, não é verdade? Agindo assim vai ter suas bolsas de couro bem apresentáveis e bonitas sempre que for usá-las.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.