terça-feira

Como fazer para identificar um produto orgânico

Clique na imagem para ampliar
Os produtos orgânicos chegaram para ficar e, apesar dos preços maiores do que o produto convencional, a produção e o consumo vêm aumentando no Brasil, o que levará a preços melhores.

Entretanto, o que é mesmo um produto orgânico? Como diferenciar do convencional se até o preço mais elevado não chega a ser um critério tão confiável assim, pois, fraude não chega a ser uma novidade? Para orientar e esclarecer aos consumidores o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou uma cartilha – ilustrada por Ziraldo – “O Olho do Consumidor”.

Leia artigos relacionados:
   - Defesa dos alimentos orgânicos. Porque a cartilha foi proibida? 
   - Produtos orgânicos, a diferença nos preços você tira na farmácia e no médico;    
   - Agrotóxicos, fabricantes continuam a vender “venenos". 
O seu lançamento serviria também para lançar o “Selo do SISORG” (Sistema de Avaliação de Conformidade Orgânica) que, infelizmente não chegou a ser distribuída por força de uma liminar que favoreceu a Monsanto, empresa norte-americana maior fabricante de produtos – alimentos – transgênicos e pesticidas ou defensivos agrícolas venenosos ao solo, aos alimentos, a saúde e a vida.

Mas, se quiser conhecer e se orientar, a cartilha está disponível para download, é só clicar no link: O Olho do Consumidor. Vale à pena dar uma olhada!

      Obs. Se não tem o programa para leitura em PDF, clique no link, Adobe Reader (26,12MB) ou em uma versão menor Sumatra (1,66MB).

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitterpara acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Oi
    Legal esse seu trabalho
    Mas continua sendo um enigma a compra de produtos orgânicos ,pois infelismente muitas vezes não são confiaveis.
    Tentei entrar no Link Olho no Consumidor ,mas meu PC está meio molinho, e pediu atualização .
    Farei isso mais
    Muita Paz
    continue sempre nos seus propósitos
    Alcione

    ResponderExcluir
  2. É, a cartilha dá umas boas dicas e orientações, vale á pena ler.

    Se a atualização que o seu PC pediu foi do programa para ler o arquivo, em PDF, clique no link: Adobe Reader e atualize, ou no Sumatra e instale mais rápido, pois é bem menor.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.