segunda-feira

Como fazer um banco rústico de madeira

Como vê na imagem, é um banco de madeira tradicional que fez história em muitas casas, tanto na cidade como na roça e que ainda hoje é encontrado por aí.

A depender do acabamento que fizer, ele pode ter múltiplos usos, por exemplo, como console, como suporte no quarto, uma mesa informal de centro em uma área externa, como banco mesmo à mesa no sítio, na casa de praia, enfim é só usar a criatividade e personalizar conforme o ambiente onde pretende colocá-lo.

Clique para ampliar
Vai precisar da madeira, é claro, de furadeira, serrote, chave de fenda, régua e lápis e, conforme o uso que pretende dar ao banco, lixa, tinta ou verniz e pincel. No mais é seguir as especificações no esquema e nas imagens abaixo.

A tábua pode ser de pinho ou pínus, que são mais fáceis de encontrar, trabalhar, são madeiras de reflorestamento e teem um preço mais em conta. Além de 8 parafusos – tipo estrela – de 75mm, 4 cantoneiras com seus respectivos parafusos (16), como vê na imagem nº 1.

Sobre o corte da tábua de 3m de comprimento, 25 cm de largura e 27mm de espessura:
  • 1 de 105cm
2 de 35cm
  • 1 de 75cm
Corte corretamente seguindo a linha traçada antes com régua e lápis, e o mesmo deve ser feito com o pés – o recorte – como na imagem nº 2.

Feito os cortes, é começar a montar, utilizando a furadeira e os parafusos, tentando manter o alinhamento correto para que o banco fique bem estável e equilibrado. No final, é fixar as cantoneiras – como na imagem nº3 – para dar-lhe estabilidade.

Terminado a montagem, você pode deixar como está, rústico e sem acabamento ou partir para dar um acabamento especial na madeira, conforme falamos acima: lixa, verniz ou tinta.

Obs. Se pretende reblogar, leia antes nossa Política de Privacidade.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

*

Share/Save/Bookmark

11 comentários:

  1. Maravilhoso, qualquer pessoa pode fazer, era o que eu estava procurando.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos!


    Bom que tenha gostado. É realmente fácil, já fiz alguns.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. nota 1000. show de bola. obrigado

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito,vc me deu muitas ideias,obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente adorei o seu blog, é o que eu precisava! Mas eu tenho uma dúvida, essa tábua é a mesma que se usa em construção?

    Quero te convidar para conhecer o meu blog também!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ola, Melissa!


    Bom que tenha gostado do nosso blog. Muito obrigado.

    Sobre a madeira do banco, é melhor o pinho, que é encontrado facilmente em madeireiras. É barato, já vem com a largura adequada e por ser uma madeira “mole” é mais fácil de trabalhar.

    Já fiz mais de um e um deles foi com madeira de construção. O problema é que por ser uma madeira muito dura, dificulta o trabalho e, sobretudo, a finalização, ou melhor, não dá para fazer um bom acabamento: lixa verniz ou pintura.

    É isso!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Legal...poderia mostrar mais modelos modernos

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do banco, realmente parece ser fácil de fazer. Só fiquei com uma dúvida: onde é fixada a cantoneira, na parte do assento ou na parte de baixo (madeira do meio) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!


      Bom que tenha gostado. É realmente muito fácil e o resultado vai satisfazê-lo, com certeza. Eu já fiz três.

      As cantoneiras são colocadas na parte prolongada do assento, fixando-o melhor às pernas e dando-lhe mais firmeza e estabilidade.

      Faça mesmo, vai gostar!

      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.