quinta-feira

Como recuperar plantas “descartáveis” de flora e supermercado

Se gosta de folhagens e flores e as compra em supermercados ou flora, sabe que elas são descartáveis, não é verdade? Pois, depois de alguns dias elas perdem as flores e são jogadas ao lixo com vaso e tudo.

Frequentemente não se espera nem que elas morram, basta começarem a ficar “feias” para serem descartadas, o que não é, convenhamos, uma atitude ecologicamente das mais corretas.

Entrentanto se gosta mesmo de plantas e flores e gostaria de “recuperá-las”, este Como fazer você mesmo pode permitir que elas possam voltar a ficar bonitas e se encherem de flores novamente. O problema é que estes vasos não teem terra – como pode verificar – mas, apenas um substrato vegetal turbinado por adubos especiais o que explica a vida curta dessas plantas.

O lance é retirar a planta com cuidado – depois que ela parar com as flores – misturar o substrato com terra vegetal, tipo meio a meio, e replantá-la fixando-a bem no centro do vaso. Antes é importante ter o cuidado de colocar no fundo do vaso um pouco de argila expandida – encontradas em floras – ou pequenas pedras para facilitar a drenagem.

Depois de um periodo meio “convalescente”, de adpatação, ela voltará a crescer e florar. O mesmo vale para as folhagens. A rega é muito importante. Você deve conferir com regularidade, às vezes todos os dias, o nivel de umidade colocando a ponta do dedo na terra e só repor a água se o dedo sair seco ou quase seco. No caso das violetas, a água deve ser colocada sem que molhe as folhas que em contato com a luz do sol se “queimam”.

O local mais apropriado para colocá-las é onde possa receber a luz do sol – indireta – pois, cada planta necessita de uma exposição mínima à luz para que possa florir, você pode experienciar e verificar o local mais adequado.

É isso! Parece dar mais trabalho do que comprar pronta, mas garanto que se fizer vai ter um grande prazer com o resultado.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

6 comentários:

  1. Otimas as suas dicas
    Quando compro vasos ,sempre procedo com foi explicado,mas pode crer não consigo que elas florem denovo.Não entendo o misterio.
    A única diferença é que em vez de argila expandida eu coloco pedaços de vaso de barro quebradinhos.Será por esse motivo.Creio que não.
    Se o Sr encontrar algum assunto sobre floração,por favor coloque no seu Blog pois sou sua seguidora
    Desde já agradecida
    Alcione

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não sei o que pode estar acontecendo, se faz assim – como no artigo – em seus vasos. Agora mesmo temos 3 em casa e um deles já está tão florido como quando veio da flora e outro, uma pequena roseira, já está com várias rosas.

    Quanto a argila expandida, acho que os cacos de cerâmica teem o mesmo efeito. O segredo da floração é a quantidade de luz, o que varia de uma planta para outra. Se não tiver a quantidade mínima ela não floreçe, por mais viçosa que esteja.

    O que pode fazer é experiências mudando de lugar até acertar. O melhor é um local onde possa tomar sol indireto por boa parte do dia, mas, como disse, depende da flor.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernando
    Obrigada pelas dicas
    vou continuar tentando pois sou fascinada por plantas
    obrigada
    Muita paz

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    É isso mesmo."Mexer" com terra e com a plantas é uma grande fonte de prazer para mim tambem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. olá Fernando que trabalho maravilhoso que vc faz gosto muito de plantas e flores. O meu sonho é fazer uma horta orgânica com verduras e cheiro verdes e também um canteiro com plantas medicinais conto com a sua colaboração um abraço.

    onira martins de oliveira ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Onira!


      Fico feliz que tenha gostado.

      Eu faço isso mesmo. Por não me conformar com o que fazem com estas plantas “de flora e supermercados”, eu as recupero, inclusive já fiz para amigos, já que as pessoas que dizem “gostar” de plantas e flores não se incomodam em jogá-las ao lixo.

      Certa vez encontrei um vaso junto a uma lixeira no condomínio, que ainda estava com flores e deve ter sido descartada, provavelmente, porque já tinha algumas murchando.

      Se você gosta e quer fazer uma horta orgânica, dê uma olhada em um artigo que publiquei, no link abaixo, antes, é também fruto das “minhas hortas”.

      Como fazer uma pequena horta orgânica, em casa ou no apartamento/

      Neste link abaixo, ou nas “Tags”: Hortas e Orgânicos, na barra ao lado, você encontra vários artigos que falam sobre horta, como cuidados com as verduras e legumes.

      Hortas e Orgânicos

      Faça, mesmo, a sua horta – estou a sua disposição para colaborar no que souber e puder – pois, além do prazer de fazer ainda terá alimentos mais saudáveis e mais saborosos.


      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.