domingo

Como evitar calote em sites de compras coletivas


As compras coletivas tornaram-se uma verdadeira onda que vem revolucionando o consumo e/ou o jeito usual de se fazer promoções e consumir produtos de todo tipo. 

É uma fórmula que vem dando certo, onde todo mundo sai ganhando, pelo menos em principio. 

Entretanto, como sempre aparecem aqueles que gostam de levar vantagem em tudo, de preferência sozinhos, o calote não é uma coisa lá muito rara no sistema. 

Em função disso, o Procon-SP (Procuradoria de Defesa do Consumidor de São Paulo) apresenta (02/05/11) lista de empresas que vendem produtos variados na internet e não entregaram seus produtos.

A lista foi elaborada a partir de reclamações de usuários por não terem recebido as suas mercadorias, e o Procon não ter recebido resposta de comunicado a estas empresas, além de ter constatado que estas não tinham endereços oficiais.

O Procon tambem disponibiliza um portal para reclamações do consumidor sobre problemas com compras on-line: http://www.procon.sp.gov.br/

Segue uma lista de conselhos ou recomendações do Procon aos consumidores em suas compras na Internet e, mais embaixo, a lista das empresas, com muitas delas ainda ativas.

As compras coletivas tornaram-se uma verdadeira onda que vem revolucionando o consumo e/ou o jeito usual de se fazer promoções e consumir produtos de todo tipo. É um a fórmula que vem dando certo, onde todo mundo sai ganhando, pelo menos em principio.

Entretanto, como sempre aparecem aqueles que gostam de levar vantagem em tudo, de preferência sozinhos, o calote não é uma coisa lá muito rara no sistema. 

Em função disso, o Procon-SP (Procuradoria de Defesa do Consumidor de São Paulo) apresenta (02/05/11) lista de empresas que vendem produtos variados na internet e não entregaram seus produtos.

A lista foi elaborada a partir de reclamações de usuários por não terem recebido as suas mercadorias, e o Procon não ter recebido resposta de comunicado a estas empresas, além de ter constatado que estas não tinham endereços oficiais.

O Procon tambem disponibiliza um portal para reclamações do consumidor sobre problemas com compras on-line: http://www.procon.sp.gov.br/

Segue uma lista de conselhos ou recomendações do Procon aos consumidores em suas compras na Internet e, mais embaixo, a lista das empresas, com muitas delas ainda ativas.

Conselhos do Procon para orientar o consumidor em suas compras na Internet.

1- Faça uma pesquisa em redes sociais e no site do Procon pelo nome da empresa e repare no número e tipo de reclamações que ela recebe;

2- Desconfie de preços muito baixos, abaixo da média do mercado;

3- Verifique os dados da empresa no registro.br. É importante que o usuário fique atento se o site estiver hospedado em outro país;

4- Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;

5- Observe o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos adotados pela companhia (exemplos: reclamação, devolução, garantias do produto, etc);

6- Guarde todos os dados das compras (nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número de protocolo);

7- Exija sempre nota fiscal.

Lista das empresas que venderam, mas não entregaram os produtos aos consumidores

Não ativos                                                                                 Ainda ativos
www.aicade.com.br                                                                  www.mfriends.com.br
www.cwbeletro.com.br                                                             www.wbronkowski.com
www.tudonlineprodutos.com                                                   www.skinzilla.com.br
www.apostilasconcursos.com.br                                            www.bininhobaby.com.br
www.notecam.com.br                                                              www.seuchina.com
www.marineletro.com.br                                                          www.newtenis.com.br
www.cmykshop.com.br                                                            www.brasilbay.com.br
www.centernote.com.br                                                           www.7livraria.com.br
www.nacionalshop.com.br                                                      www.eletropenhaonline.com.br

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.