segunda-feira

Como fazer para aproveitar os restos de sabonete


É inevitável o descarte do sabonete quando ele fica tão pequeno que dificulta o banho, não é verdade? Claro que ele não passa ileso pelo meio ambiente e é um item a mais na sua pegada ecológica. Nesta receita abaixo você aprende um jeito simples de reaproveitá-lo, e com arte. O vídeo está em inglês e se não dá para você, as imagens são mais do que suficientes para dar uma ideia do passo a passo. É isso, mãos à obra.
  • Junte os restos de sabonetes
  • Rale os sabonetes em um ralo grosso ou “raspe” com uma faca. No vídeo ela colocou em pedaços, mesmo, e ele acabou por não derreter do todo. 
  • Adicione um pouco de água em uma panela.
  • Adicione os  sabonetes ralados anteriormente, até derreter.
  • Adicione uma colher de azeite de oliva (1 colher de chá para cada 100 g de sabonete)
  • Misture e coloque em forma.
  • Deixe de um dia para o outro até endurecer.
Obs. Você pode colorir utilizando essências próprias que deve encontrar nas casas do ramo e/ou adicionar essências, tambem encontradas nas casas do ramo, o que não impede de utilizar assim mesmo, com o “mix” de cores e perfumes dos pedaços de sabonete originais.

Fonte: ecolimpeza

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

8 comentários:

  1. Os ingleses pães-duros fazem mais simples. Pegam uma meia lavada e botam os restos dos sabonetes ali dentro. E tomam banho. Voilá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma idéia, mas, me parece pouco prática, pois deve ter problema com a formação de espuma, por exemplo, e como disse é uma economia que não se justifica com o banho, ao passo que a idéia acima visa sua reutilização de uma forma mais criativa e racional, não é verdade?

      Um abraço

      Excluir
    2. Sim!A ideia acima é mais criativa

      Excluir
    3. Olá!


      É verdade! O resultado é muito bom, e fica muito bem como sabonete de lavabo ou pia, mesmo sem adicionar cores e cheiros, o que torna o processo mais simples e rápido.


      Beijo

      Excluir
  2. existe a possibilidade do uso deste sabonete reciclado transmitir alguma doença? em caso positivo, como posso estereliza-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não acredito que haja problemas quanto a isso, sobretudo porque o processo de derretimento ou dissolução no fogo atuaria também como esterilizante da massa.

      Um abraço

      Excluir
  3. Esse pessoal é fogo, vai em Hotel e Motel e nem pergunta a procedência do sabonete, agora que vai fazer isso na seu sabonete fica ai procurando pelo em ovo!!!, tá bom que aquele sabonetinhos não podem vir de reciclagem?!?!?!?!?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.