quinta-feira

Como fazer para escolher o prego certo para o seu trabalho

Clique na imagem para ampliar
Os pregos parecem todos iguais, pelo menos quanto a função, sobretudo para quem não está habituado a usá-los. Entretanto, existe um prego específico para cada tipo de necessidade ou uso, principalmente quando fazemos algum trabalho de marcenaria ou algum objeto de madeira.

A diferença? A diferença é que ele traz melhor resultado, fixação e/ou acabamento ao trabalho executado, daí a necessidade de encontrar o tipo correto e especifico para cada caso.

Veja abaixo a relação dos diversos tipos e o uso para cada caso: 
Prego quadrado de cabeça estriada 
É o tipo de prego ideal para trabalhos em que a aparência não é importante, pois a cabeça do prego fica à vista na superfície da madeira. De acordo com as suas dimensões, tem as seguintes denominações: cavilha, telhado, meio telhado, galeota, meia-galeota, setia e fasquiado.  
Prego de cabeça 
É utilizado nos trabalhos de marcenaria porque estes pregos não racham a madeira desde que o eixo maior da cabeça acompanhe o veio da madeira. A cabeça do prego pode ficar rente à superfície à superfície da madeira ou ser enterrada nesta com uma punição, tapando-se em seguida com uma massa própria.  
Prego de cabeça de embutir  
É um prego cilíndrico muito mais fino, com uma cabeça concebida especialmente para ser enterrada na madeira com um punção. O orifício é preenchido com massa.   
          Prego de cabeça atarracada.

É um prego cilíndrico muito fino utilizado em trabalhos de marcenaria e para fixar perfis de madeira. A cabeça pequena deste prego entra facilmente na madeira e pode ser tampada depois com massa.

Tacha.

A cabeça grande da tacha serve para fixar tapetes, revestimentos e tecidos em madeira.
Prego de cabeça larga
Um outro prego de cabeça redonda grande que é indicado para a fixação de materiais leves e pouco compactos. Os pregos utilizados no exterior devem ser galvanizados.
Prego para Aglomerado
Este prego destina-se a fixar placas de aglomerado. A cabeça em forma de losango, é enterrada no aglomerado, ficando escondida.
Prego de Pavimento.
Este prego achatado serve para fixar tábuas de assoalho. Permite obter uma boa fixação e a ponta cega do prego penetra nas fibras da madeira em vez de afastá-las para não rachar a madeira.
Prego Anular
Tem dentes que permitem uma boa fixação na madeira e é utilizado em madeiras macias que os pregos comuns não agarram bem. É também utilizado para fixar compensado e outras placas grandes de diversos materiais.
Prego de Aço
É um prego muito duro que pode ser pregado diretamente em alvenaria. Proteja os olhos quando você pregar um destes pregos porque podem quebrar e saltar.

Fonte: Carpintaria
A imagem acima é pura ilustração, já que, conforme pesquisamos, o mesmo prego pode ter vários nomes ou denominações, logo não pode ser referência. Quando precisar de um tipo de prego específico, você deve levar o nome à loja para que o vendedor resolva estas aparentes contradições.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Achei bem útil esse post.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!


      Bom que tenha gostado. É uma informação simples, mas, que pode fazer a diferença quando precisamos deles, não é verdade?

      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.