segunda-feira

Como fazer para combater os ácaros em casa


Ácaro é a designação comum a algumas espécies de artrópodes encontrados no pó domiciliar que são visíveis apenas ao microscópico, como parentes conhecidos mais próximo estão os carrapatos (Como combater: Como fazer um frontline caseiro).

Os ácaros se alimentam de partículas resultantes da escamação de pele humana e de animais – uma pessoa chega a perder 1g de pedaços de pele – logo uma casa com mais gente, além de cães e gatos deve proporcionar uma refeição farta para eles.

Os seus locais prediletos são os colchões, mantas de lã, almofadas, tapetes, carpetes, sofás e bonecos de pelúcia e desenvolvem-se mais facilmente em ambientes quentes e úmidos.

Os seus excrementos e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, que ao serem inaladas provocam casos de alergias respiratórias como a rinite alérgica e asma, além de provocarem a formação de cravos na pele.

Para evitar ou reduzir a sua proliferação e os casos de doenças alérgicas são necessárias algumas medidas de prevenção, a seguir:

 - Arejamento diário dos quartos,
 - Exposição periódica ao ar livre e ao sol dos colchões, edredons e almofadas,
 - Uso do aspirador de pó em colchões e tapetes,
 - Controle das pulgas em cães e gatos (Ver: Como fazer um frontline caseiro)
 - Lavagem periódica dos objetos de pelúcia,
 - Evitar o uso de carpetes,
 - Troca frequente das roupas de cama e de dormir.

Estas medidas devem ser tomadas para manter uma atmosfera ou ambiente mais saudável em casa, sobretudo nos quartos, independente de ter ou não um caso de alergias mais séria na família. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.