quinta-feira

Como fazer para limpar e conservar melhor os pincéis

Imagem: homelife

O método tradicional que era o de utilizar solventes, tipo tinner, querosene ou coisas do gênero, não é o ideal, pois, alem de serem tóxicos quando em contato com a pele ou se inalados, eles contribuem para uma vida mais curta dos pinceis na medida em que fragilizam as suas cerdas e/ou pelos.

A forma mais eficiente, rápida e, sobretudo, barata – alem de ecologicamente adequada – é utilizar o óleo de cozinha descartado. Sim, é isso mesmo!

É simples. Despeje o óleo nas cerdas e vá esfregando delicadamente até que a tinta esteja bem diluída, quando deve utilizar um pedaço de pano velho ou papel absorvente para tirar o excesso e, em seguida lave normalmente com sabão, de preferência de coco.

Feito isso, é só secá-lo e utilizando um pente velho ou uma escova daquelas redondas de plástico, escove as cerdas deixando-as alinhadas.

Uma boa forma de guardar para que ele preserve a forma para futuras pinturas, enrole-os em jornal – como na imagem – prendendo com um elástico.

Este método de limpeza de pincéis eu uso há muito tempo e não tem erro.

Obs. Só para lembrar, o óleo pode ser utilizado também para limpar pingos ou manchas de tinta na pele, no assoalho ou em outro lugar qualquer em que tenha respingado o que deve ser feito o mais rápido possível, pois fica bem mais fácil a sua remoção.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.