sábado

Como fazer quando a luz vai embora ou o velho apagão


Sabemos que não é coisa rara “a luz ir embora”, sobretudo em tempo de chuva, quando os raios e ventos fortes acabam por provocar o “blackout”. Também não é raro encontrar alguém que já teve algum prejuízo com a perda de aparelhos eletroeletrônicos.

A primeira medida é ter ao alcance da mão – em um local fixo para não ter que sair procurando – algumas velas e fósforos. Uma lanterna também é uma boa ideia.

Assim que a “luz for embora”, você deve desligar, imediatamente, os aparelhos da tomada. Entretanto, se estiver no computador, desligue imediatamente a chave do estabilizador, aquele aparelho preto que você liga primeiro antes de ligar o PC.

Imediatamente, mesmo, não importa o que esteja fazendo e que não vai dar para “salvar”. É que, se a energia voltar, e, às vezes, isso pode acontecer logo em seguida, o excesso de carga elétrica que chega pode – com alta probabilidade de acontecer – queimar o seu PC. 

Se o ‘que estiver fazendo’ for no Word, editor de textos, não se preocupe, pois ele salva ‘tudo’ , o que vai conferir assim que reiniciá-lo.

Depois, só depois de tomar estas precauções, verifique se a falta é geral ou só em sua casa. Se for geral, o que lhe resta é esperar, mas, se for só em sua casa, o disjuntor – na caixa do distribuidor interno, na entrada da casa – pode ter “caído”. Daí é só desligar e ligar novamente. Se isto não funcionar, só consultando um eletricista.

  Obs. Não vá metendo a mão, assim, no escuro, leve a vela e veja onde está colocando a mão.

Se acontecer algum sinistro – em caso de apagão geral – e perder algum aparelho em função destes disso, você tem direito ao reembolso. Nesse caso você tem até 90 dias depois do acidente para informar a empresa responsável pela distribuição de sua região. Se não for devidamente atendida, procure a agência estadual. E, em último caso, se não estiver satisfeito, ligue para a Aneel (167). 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.