1. Nunca mergulhe seus calçados na água nem lave na máquina lavadora. Se por qualquer motivo forem molhados, deixe-os secar naturalmente à sombra.
2. Se seus calçados ficarem molhados, encharcados, não os exponha por tempo muito prolongado ao sol, prefira deixá-los por mais tempo – em um segundo momento – à sombra, até ficarem completamente secos. Nunca acelere a secagem em secadoras, estufas, fornos, fogão ou atrás da geladeira. O contato com altas temperaturas afeta alguns componentes dos calçados.
3. Limpe seus calçados somente com pano úmido e sabão neutro. Não utilize alvejante nem sabão que contenha soda ou cloro.
4. Antes de aplicar produtos para dar brilho ou engraxar seus calçados de couro – no 2º link abaixo – utilize uma escova com cerdas macias, esponja lisa ou pano umedecido com água para eliminar a poeira e a terra que podem arranhar os calçados.
5. Após a limpeza e antes de aplicar graxa, cremes ou musses nos calçados faça testes em uma área menos visível para se certificar de que o produto utilizado é compatível com o couro ou material que compõe o calçado.
Leia:
6. Para eliminar ou reduzir os odores da transpiração, fatores que comprometem a conservação e durabilidade de seus calçados, clique no 1º link acima e veja como proceder.- Como fazer para eliminar e evitar o “velho” chulé
- Como fazer para cuidar dos sapatos e de peças de couro
- Como guardar e conservar botas de couro
- Como fazer para manter o seu sapato de couro sempre novo
7. A utilização de calçados de couro pode marcar a região onde há flexão dos pés, surgindo pequenas dobras nos materiais, o que não caracteriza defeito, visto que é próprio do componente utilizado e demonstra a adaptação dos materiais aos movimentos do usuário.
8. Calçados com salto alto aumentam a pressão nos pés e podem prejudicar o equilíbrio, aumentando o risco de torção e fratura. É recomendável o uso moderado de calçados com salto alto para não prejudicar a saúde.
Nestes links sugeridos acima, embora tenham nomes ou títulos semelhantes as dicas ou sugestões de cuidados são diversas e complementares. Confira!
Com informações de taquaricalçados
Se gostou deste
post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as
nossas atualizações
*
Preciso criar um tempo,para vir aqui com mais frequência, pois suas postagens são ótimas!!
ResponderExcluirOlá, Carmen!
ExcluirMuito obrigada!
É um prazer ter você aqui.
Beijos