terça-feira

Como fazer para verificar se a peça é de ouro legítimo


Verificar a autenticidade de uma joia ou peça de ouro não é muito fácil, pois com tanta tecnologia disponível é fácil falsificar, sobretudo assim, examinando a olho nu, mas com alguns truques é possível você mesmo conferir isso, embora tenha o recurso último de entregá-la para exame de um ourives ou profissional do gênero.

Já encontrei algumas coisas – em bazares ou feiras beneficentes com objetos de doação – misturadas com bijuterias e que comprei, mesmo em dúvida, e só fui me certificar depois sobre a sua autenticidade. O preço baixo me estimulou a arriscar.

A primeira medida é examinar cuidadosamente toda a peça para verificar se tem alguma inscrição. Olhe no fecho da joia ou na parte interna se tem uma pequena inscrição, ‘18k’ ou ‘750’, que pode significar que esta peça tem 75% de ouro, caso essa informação não tenha sido falsificada, é claro!

Um teste que comprova, mesmo, se a peça é de ouro é fácil de fazer e pode ser feito por você mesmo. 

Leia também: Como fazer a limpeza de suas peças de ouro 

A depender do seu tamanho, escolha um ponto mais oculto, escondido da peça, passe uma lixa e, em seguida, pingue um pouco de ácido qualquer – pouco mesmo – e se a peça é de ouro verdadeiro ela ficará intacta, pois, do contrário, se aparecer manchas é ouro falso.

Tome todas as precauções com as mãos ao manusear o ácido. Use um alicate para segurar a peça, e pode também usar uma luva plástica ou de borracha, pois, elas protegem contra ácidos.

Agora, a depender do eventual valor da peça e se ficar inseguro para se certificar pessoalmente sobre sua autenticidade, procure um profissional, embora tenha que desembolsar algo para isso.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.