terça-feira

Como fazer para atestar a segurança sua e de sua família no uso do microondas


Apesar da quase unanimidade, o forno de microondas pode ser tornar um sério problema e trazer grandes riscos à saúde e vida de seus usuários. Diante dos eventuais riscos há até quem defenda a sua eliminação pura e simples e o retorno às versões tradicionais, mais seguras, forninho elétrico e/ou o próprio fogão. Veja mais informações aqui.
Um fator importante é a “idade do seu forno”. Se ele já anda pelos 4 anos, está precisando de uma revisão ou manutenção, já que: “A porta do forno é revestida com uma borracha que absorve as microondas, impedindo-as de vazar”. O seu vazamento vai afetar o seu corpo e saúde.
Outro aspecto muito importante e que muita gente considera irrelevante é o uso do fio terra, mesmo. Pois, a sua ausência pode trazer graves consequências: "Como a voltagem desse aparelho é muito alta (cerca de 2 400 volts) e sua carcaça é metálica, pode dar um choque fortíssimo se não houver fio-terra instalado".
Você não deve permitir que uma criança – e nem você – fique próximo ao forno quando ele estiver em funcionamento.
Não é uma boa ideia esquentar água ou fazer café no microondas, pois a água atinge 100°C sem que haja ebulição e o seu contato com ela – para colocar o pó de café, por exemplo – pode fazê-la explodir, literalmente e queimar você ou quem estiver em volta com uma água a mais de 100° centigrados.
Embora você não perceba, o uso de plásticos pode se tornar uma bomba relógio para sua saúde e de sua família, é que no processo de aquecimento ele libera substancias altamente tóxicas, como o Bisfenol A – veja informações aqui, e especialmente para crianças, aqui – que entra em sua composição, e que vai se acumulando gradualmente em seu organismo, para dizer o mínimo.
Você já deve conhecer o teste que confirma a sua vedação quanto ao vazamento de radiação, mas não custa lembrar. Lembrar também que você deve fazer pelo menos uma vez por mês.
Coloque meio copo de água no forno e duas maçãs (ou tomates), sendo uma sobre o forno e outra na frente da porta. Se depois de 3 minutos de funcionamento você constatar que, ao partir a maçã ela tem alguma parte cozida e sinal de que precisa levá-lo imediatamente para a manutenção.
É isso! Já que você é adepta (o) do seu uso – eu não sou, uso o elétrico - todo cuidado é pouco.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.