quarta-feira

Como fazer para limpar as suas peças em latão


O latão é uma liga de metais composta basicamente de cobre e zinco, e por suas qualidades maleáveis se presta a confecção de muitos produtos, inclusive de objetos e utensílios usados, sobretudo em decoração.

Ao comprar uma peça, certifique-se se ele é mesmo de latão ou se recebeu apenas um banho. Para isso use um pequeno imã. Se ele for atraído não é latão verdadeiro, já que ele não é magnético. O mesmo teste vale para peças em bronze.

Se a peça que pretende limpar estiver muito oxidada, o ideal é fazer uma “limpeza pesada”, básica. Para isso faça a fórmula seguinte:

 A fórmula: 

Faça uma mistura em partes iguais de sal fino e farinha de trigo e vá acrescentando gradualmente o vinagre até que se transforme em uma pasta. A quantidade vai depender do tamanho da peça que pretende limpar.

Limpando:
  1. Limpe a peça de toda poeira com ajuda de um pano úmido e/ou de uma escova macia; 
  2. Usando um pedaço de tecido ou uma bucha, esfregue a peça com movimentos circulares e deixe descansar por 20 ou 30 minutos;
  3. Passado o tempo, use um pano molhado com água morna para retirar a mistura. Observe para não deixar qualquer resíduo da pasta sobre a peça;
  4. Com um pano seco, de preferência um pedaço de flanela, faça um polimento que ela voltará ao seu brilho natural.
O latão é uma peça que precisa de manutenção periódica para manter o seu brilho e beleza, para isso você pode fazer um polimento usando uma esponja de aço fina, “bombril”, com uma mistura de lustra-móveis e pasta de dentes.

A quem opte por “envernizar” a peça o que lhe garante o brilho apenas com ajuda de um ‘paninho’ úmido para retirar poeira, mas, é um procedimento que desvaloriza a peça, que perde seu valor comercial, sobretudo para colecionadores.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.