quarta-feira

Como fazer o revestimento de uma mesa com azulejos ou mosaicos


É uma excelente ideia revestir mesas com azulejos, sejam de azulejos inteiros e variados assim, como na imagem, ou compondo imagens com pedaços de azulejos – de duas cores ou tons diferentes da mesma cor – compondo imagens.

Já restaurei uma antiga mesa de centro com revestimento de mármore falso, por uma composição de pedaços de azulejos em dois tons de azul – claro para o fundo e escuro para a composição das imagens – formando mosaicos com temas naturais, folhas e pássaros, que ficou maravilhoso, mesmo!

Você vai precisar dos azulejos, conforme a sua opção – se inteiros e variados ou compondo um mosaico com pedaços – cimento branco e tiras de madeira para fazer uma moldura como na imagem, caso a mesa não disponha de uma. Vai precisar ainda de uma torquês para cortar os azulejos, caso opte por montar um mosaico.  

Veja: Como fazer uma mesa rústica revestida com mosaico

Antes de começar a pregar ou cimentar os azulejos, ou os pedaços formando um mosaico com gravuras à sua escolha, monte tudo dentro da moldura para avaliar como vai ficar o resultado final e só depois passe a usar o cimento.

É simples. Coloque o cimento para ir fixando cada azulejo e depois faça o rejunte, limpando imediatamente com um pano úmido à medida que for fazendo para evitar problemas na limpeza final.

Com certeza você vai adorar o resultado. É uma pena a minha mesa não estar disponível aqui, agora, para postar uma imagem dela.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Olá! Gostei da ideia, vou tentar fazer em uma mesa velha aqui em casa. Acho que é possível fazer uma combinação dos azulejos usando dois ou três tipos e montando uma imagem bonita. As combinações podem ser variadas, não é verdade? Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!


      É verdade! Com a grande variedade de azulejos existentes no mercado é possível fazer verdadeiras obras de arte. É possível encontrá-los com centenas de motivos ou modelos, tamanhos e cores em “cemitérios de azulejos”, que são lojas que vendem unidades ou em pequenas quantidades.

      Pode-se, por exemplo, fazer uma moldura com azulejos com uma cor “lisa”, única, e formar um centro com azulejos com motivos florais, como existe muitos modelos no mercado, dando um visual mais “clássico” ao trabalho. Enfim, as possibilidades são verdadeiramente infinitas. É só usar a criatividade.

      Boa sorte com o seu trabalho. Volte aqui e nos relato o resultado.


      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.