sábado

Como fazer para furar louça e cerâmica com facilidade e segurança

Clique na imagem para ampliar - img:superziper
É uma ideia interessante esta de transformar xícaras, canecas e/ou tigelas de louça e cerâmica em vasos de plantas, por exemplo. O problema seria abrir os furos nos fundos para transformá-los em vasos, mas, com esta dica abaixo, e com um pouco de cuidado e capricho fica fácil.

Você vai precisar de uma furadeira, uma broca de aço (para concreto ou parede), broca videa, ou de ponta diamantada, fita crepe e óculos de segurança de plástico ou silicone (imprescindível!), óleo de máquina. Luvas também seriam bem vindas.

É uma operação muito delicada onde um deslize pode botar o trabalho, e a peça, a perder, logo, sugiro que use uma peça ‘inferior’ como teste pra ‘pegar o jeito’. Evite peças muito finas.
1- Como pode ver na imagem, você vai usar a fita crepe para marcar – e proteger – o local do furo.  A furadeira deve ser regulada para baixa velocidade. 
2- Faça um pequeno furo guia – com uma haste pontiaguda – na fita crepe para marcar o ponto do furo e para servir de guia para a broca para que não resvale sobre a superfície a ser furada assim que ligar a furadeira. 
3- Apoie a xícara, ou peça, em uma superfície firme, mas, tomando o cuidado de colocar sob ela algo como um pano dobrado ou algo similar que amorteça o impacto e vibração sobre ela assim que o furo começar a ser feito. 
4- Ponha os óculos de proteção e calce as luvas; 
5- Coloque a furadeira em um ângulo de 90° em relação à superfície a ser furada; 
6- Apoie a ponta da broca na guia de furo da fita crepe e comece bem devagar, tanto na velocidade como na pressão; 
7- Vá molhando de leve a ponta da broca com o óleo, pois ele evita que a broca se esquente demais e umedece o pó que vai soltando na medida em que fura. 
8- Controle este fatores: velocidade e força/pressão até o resultado final.
Feito o furo, use uma “lixa de ferro” e alise as bordas do furo, dando um acabamento.

Com informações de superziper

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.