quarta-feira

Como fazer para proteger seus equipamentos da umidade com gel de sílica

São aqueles saquinhos – sachês – que vem dentro de embalagens de vitaminas e alguns medicamentos, que geralmente descartamos junto com o frasco, ou mesmo dentro de caixas de sapatos ou tênis novos, quando costumamos deixá-los na loja junto com a caixa.

Existem muitas maneiras de reutilizá-los para que continuem com sua função dessecante que é absorver umidade do local ou ambiente onde se encontram, evitando o mofo, bem como a ferrugem, sobretudo, nesses tempos mais úmidos no verão, quando “a coisa pega”.

Eu costumo utilizar alguns sachês de gel de sílica em cada compartimento da mochila, que, convenhamos, são locais propícios para o mofo e seu mau cheiro característico, em função do próprio manuseio – umidade, e gordura, das mãos – e por permanecerem fechadas, já que locais úmidos, fechados e escuros contribuem para a proliferação dos fungos.  Sendo assim, o sachê contribui para a própria preservação e durabilidade da mochila.

Eles podem igualmente ser utilizados nas bolsas femininas com iguais resultados.
Utilizo igualmente na caixa onde guardo meus pen drives, que são dispositivos delicados e que podem nos deixar na mão e sem os nossos dados.

Outro uso importante é colocar um bom número destes saquinhos de gel de sílica na bolsa em que guarda a sua câmara fotográfica, sobretudo em viagens e deslocamentos – para a praia, por exemplo – pois, a umidade nas lentes compromete o seu desempenho ou inviabiliza o seu uso.

Um problema inesperado, como um banho involuntário do seu celular, pode ser resolvido se você confiná-lo em um saco plástico fechado com um “monte” de saquinhos de gel de sílica e verá que eles vão secá-lo internamente e restabelecer a sua funcionalidade.

Depois de algum tempo de uso os saquinhos de sílica ficam “úmidos” e, a depender do caso, até cheirando mofo, quando pode resgatá-las deixando-os em uma assadeira no sol quente ou há uma temperatura de 150 a 200° C em um forno por uns 10 minutos.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.