terça-feira

Como fazer para conservar e manter a beleza dos seus móveis de MDF


No passado não muito distante, os móveis em madeira maciça eram a regra, passando pelo compensado, aglomerado e, agora, o tal MDF. Ele, o MDF, apresenta vantagens sobre outras opções sintéticas, pois permite um melhor acabamento, além de reduzir os custos dos móveis.

O MDF é uma lamina formada por fibras de madeira com varias substâncias químicas ou resinas sintéticas. Vem sendo utilizada largamente na substituição da madeira natural, embora esteja há anos luz de suas qualidades e resistência.

Ele tem muitas limitações e fragilidades e você terá que observar algumas regras para que seu móvel dure por mais tempo.
"1. Os raios solares não devem incidir diretamente sobre os móveis, pois podem alterar as suas características e a cor original, devendo ser evitados, inclusive, através de vidros escurecidos, películas e cortinas. Ao manusear objetos para a limpeza, levante e não arraste, pois pode causar riscos no revestimento dos móveis.

2. Não coloque peso excessivo sobre os móveis e nunca se apoie sobre as portas, pois poderá ocasionar desregulamento ou deslocamento das mesmas.

3. Não se apoie sobre as gavetas para alcançar as partes superiores. Deve-se ter atenção com as crianças, que, geralmente, utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.

4. Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos móveis, pois, ao longo do tempo, a umidade poderá causar danos permanentes.

5. Não apoie panelas, fôrmas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os tampos. Isto pode causar danos aos mesmos. Sempre utilize apoios ou aparos para colocar objetos quentes sobre os tampos.

6. Não corte alimentos diretamente sobre os balcões, pois os instrumentos de corte poderão danificar o acabamento dos produtos. Sempre utilize apoios para proteção.

7. Não utilize estiletes e outros objetos com lâminas ou pontiagudos para fazer cortes sobre os tampos. O revestimento pode ser riscado e danificado permanentemente.

8. Evite o contato de tinta (canetas em geral) nos revestimentos dos armários e tampos, pois podem causar manchas. Utilize portas-caneta e anteparos para guardar estes materiais.

9. Sempre mantenha os móveis livres de umidade. Utilize vedantes de silicone para vedar a junção dos tampos e pias com o revestimento das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente, a fim de evitar vazamentos.

10. Atenção ao escolher os produtos de limpeza, sempre verifique a sua composição química, a fim de identificar sua compatibilidade com os materiais dos móveis e acessórios.
Como vê, eles são bastante frágeis e para manter a sua aparência e funcionalidades, terá que observar este cuidados com atenção.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.