quarta-feira

Como fazer para cuidar e conservar melhor o seu colchão


É isso, não parece, mas sempre existe uma ‘jeito’ melhor de fazer muitas coisas, mesmo àquelas aparentemente mais simples e triviais. É o caso dos colchões, que é um ‘apetrecho’ com quem mantemos ‘grande intimidade’ no cotidiano e o ideal é que esteja sempre nas melhores condições de uso.

Estas recomendações abaixo são feitas por especialistas em colchões, ou aqueles profissionais ligados à sua concepção, fabricação e venda.

Segundo eles o amarelado ocorre pela oxidação do tecido ou da espuma, em uma reação química que não interfere na qualidade do colchão e essa coloração pode ser causada por luminosidade direta – excesso de luz solar, por exemplo – mas, sobretudo, pelo suor ou impregnação de cremes e perfumes. 

Entretanto, este quadro de ‘sujeira’ pode ser evitado se forem observadas algumas medidas simples. É o caso de sempre se usar a capa protetora, de preferência antiácaros – deve lavá-la semanalmente ou até quinzenalmente – aspire o pó quinzenalmente para eliminar os ácaros e outros micro-organismos, e aproveite para girar no sentido horário, assim como deve virar na mesma ocasião.

Girar no sentido horário significa inverter o sentido “cabeça x pés”, e virar é fazer com que a face superior do colchão fique sobre o estrado da cama, e vice-versa, como na imagem.

O colchão deve preferencialmente ficar em um local ventilado e deve até receba algum sol durante o dia, o que vai contribuir para a secagem da umidade absorvida durante o uso.

Um fator que contribui para manter os colchões ‘saudáveis’ é a frequência na troca de lençóis, o que deve se feita uma vez por semana. 

Outro fator importante é deixar a cama ‘desfeita’ para arejar por cerca de uma hora após levantar antes de arrumá-la.

Um lembrete final é que o colchão, seja de espuma ou de molas, nunca deve ser dobrado, o que vai comprometer sua estrutura, e mesmo quando guardado ele deve permanecer na posição vertical.

Revisado em 18/07/2017

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.