sexta-feira

Como fazer um belo biombo e garantir aconchego e privacidade ao ambiente

Nesta ideia acima, na imagem, o biombo é feito com tecido, e embora o visual seja muito bonito e ele seja muito funcional na divisão de ambientes e para manter a privacidade, colocado em frente às janelas, ele tem um aspecto que, se não o inviabiliza, pelo menos o deixa “vulnerável”.

Eu tenho dois em casa feitos de treliça o que os deixa mais pesados, mais funcionais. É que, com a leveza da estrutura – no caso da imagem acima – ele será facilmente derrubado pelo vento, o que pode trazer alguns transtornos ao ambiente e até às crianças pequenas que porventura estejam próximas.

Então, o que fazer para corrigir esta fragilidade?

Uma ideia é em vez do tecido proposto, utilizar algum tipo de tela fina que permita a circulação do ar, bem como optar por madeiras duras*, mais pesadas – não o pinho mais comum – mas, madeiras como o mogno, o jatobá o paraju e outras.

Você vai precisar:
- De 6 peças ou sarrafos de 1,7 m com diâmetro de 3x2 e 6 sarrafos menores de 40 cm com os mesmos 3x2 de diâmetro; 
- Furadeira, 12 parafusos de 35 mm, cola branca, 4 dobradiças, chave Phillips e chave de fenda comum e lixa para madeira; 
- Além disso, a depender do revestimento que vier escolher, se tecido mesmo**, vai precisar de tesoura, máquina de costura – para fazer a barra e o encaixe nas partes superior e inferior; 
Daí não tem mistério, é só colocar mãos à obra e montar.


São três peças iguais como molduras presas pelas dobradiças. Feito isso é só emoldurar os tecidos, usando o encaixe feito nas extremidades  da estrutura, veja imagem, e presos com tachinhas.

As peças devem ser bem lixadas antes da finalização e caso deseje envernizadas ou pintadas. 

          Lembrete: uma forma de garantir-lhe mais estabilidade é manter o “zig–zag” na hora de usar, já que quanto mais reto maior a probabilidade de ele cair.
*Converse na madeireira para escolher a melhor opção de madeira. 
** O ideal, talvez, seja um tecido mais grosso, tipo lona ou algo similar, que vai contribuir para mais dar mais firmeza e durabilidade.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga o nosso Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.