sexta-feira

Como fazer para lavar bem as suas roupas sem danificá-las

Já faz tempo que lavar roupas se tornou uma tarefa relativamente fácil e rápida. Graças às máquinas de lavar roupa, não precisamos passar longas horas no tanque maltratando nossas roupas e as nossas mãos. No entanto, isto não significa que a máquina faça milagre.

Há algumas coisas que você deve fazer para manter suas roupas limpas e em boas condições por mais tempo.
"Antes de colocar na máquina de lavar
Leia os rótulos:

Existem roupas que são mais delicadas que as outras e precisam de um tratamento especial. Antes de colocar sua roupa suja na máquina de lavar, tenha certeza dos cuidados que a sua roupa precisa. Leve em conta o tipo de tecido que ela é feita, qual deve ser a temperatura da água, se é preciso centrifugar ou se é melhor lavar à mão.

Amarre os fios e feche os zíperes para evitar que suas roupas se embolem ou rasguem.

Bolsos vazios:

É incrível o que se pode encontrar nos bolsos das calças. Antes de colocá-las na máquina de lavar, tire tudo e verifique se não há papel ou moedas que possam estragar a sua roupa ou a máquina de lavar.
Leia também: Como fazer para usar os cuidados necessários no trato com suas roupas na hora de lavar
Vire as roupas do avesso:

Jeans e camisetas com estampas preservam as cores se você virar do avesso.

Separar por cor:

As roupas escuras podem perder tinta e arruinar completamente suas roupas brancas ou de cores claras. É melhor separá-la para evitar esses dolorosos acidentes. A separação é mais comum entre roupas brancas com coloridas, e, além disso, você também pode separar as toalhas e lençóis que são lavados com menor frequência e que normalmente são mais sujos.

Na máquina de lavar

Escolha o ciclo apropriado:

Se a roupa for fina, precisa de um ciclo de curta duração e com pouca centrifugação para que sua roupa não seja maltratada. Esta informação está normalmente nas etiquetas das roupas.

A temperatura da água:

Normalmente, roupa branca é lavada com água quente e roupas coloridas em água fria para não perder as cores. Existem também tecidos que necessitam de diferentes temperaturas. Seda e fibras sintéticas, como lycra, devem ser lavadas com água fria ou morna.

Tipo de detergente:

O Sabão em pó é o ideal para a remoção de manchas em roupas brancas, enquanto o sabão líquido é ideal para roupas com cores mais delicadas. Se suas roupas tiverem manchas você pode tentar misturar estes dois tipos de sabão.

Coloque um pouco de sabão em pó sobre as manchas e carregue o resto com sabão líquido.

Se você vai pôr roupas delicadas na máquina, como lingerie, pode optar por colocá-la dentro de uma malha especial ou uma fronha, dessa forma você pode evitar que rasgue ou desgaste.

Agora você já sabe como fazer com que suas roupas estejam limpas e durem mais tempo. Lembre-se que a quantidade de água, sabão em pó e temperatura da água que você usa, também afeta diretamente o meio ambiente.

Se você puder aproveitar o ciclo de lavagem pondo a quantidade adequada de roupa e usar pouco sabão em pó e temperatura adequada, você cuida do meio ambiente e da sua roupa. 


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.