sábado

Como fazer para cuidar bem de suas gravatas e lhes garantir beleza e longevidade

Não podemos dizer que seja algo assim tão comum hoje em dia e não deve fazer parte do guarda-roupa de muitos, não é verdade? A não ser eventualmente em ocasiões sociais mais formais.

Mas, não custa dar uma olhada, mesmo se não for o seu caso de um uso ‘habitué’, diário. São situações para evitar comprometer ou mesmo perder definitivamente o acessório.

Existem manchas que podem comprometer a gravata definitivamente. Manchas de gordura, cremes e molhos levam a gravata diretamente para o lixo. Tome muito cuidado!

Mas, caso aconteça um acidente evite lavar, pois em contato com a água o tecido fibroso com o qual elas são confeccionadas, conhecido como entretela, costuma encolher e deformar-se.

Logo, se o estrago for significativo e visível a saída e lavar a seco em uma lavanderia.

Como guardar é um ponto que pode garantir a sua conservação e aumentar sua durabilidade. Guarde-as lisas, sem o nó e enroladas em caixas ou recipientes inox ou MDF que possuem superfícies que evitam puxar os fios do seu tecido.

Se preferir pendurá-las no guarda-roupa, por exemplo, certifique-se que a superfície onde vai ficar apoiada tenha mais de 2 centímetros de espessura para não marcar o tecido, não raro de forma definitiva.

Se for necessário passar suas gravatas, regule o ferro elétrico de acordo com o tecido de cada gravata. Coloque uma tira de cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas. Estique a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.

Cuidados adicionais:

Na direção de um veículo o cinto de segurança deve ser colocado por baixo da gravata.

Nunca alargue o nó da gravata, a não ser que seja para retirá-la definitivamente.

Em viagens, acomode-as em caixas próprias, encontradas no mercado, ou similares às que usa para guardá-las em casa. É para evitar danos com desfiamentos no manuseio.

Como vê, não é nada de tão misterioso assim e vale à pena observar.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.