quinta-feira

Como fazer para garantir um berço seguro e a saúde para o seu bebê


Pelo visto o tema deste artigo abaixo vem lançar um pouco de luz sobre alguns equívocos cometidos por mães e cuidadores de recém-nascidos que podem eventualmente levar a um fim trágico.

São recomendações do Instituto da Criança de São Paulo, recomendações estas muito simples, sobretudo no tempo em que ele permanece dentro do berço, mas que visam garantir a segurança e vida do seu bebê

Dê uma conferida!
1 - Mantenha o berço vazio
Tanto a Sociedade Brasileira de Pediatria quanto a Sociedade Americana de Pediatria são contra o uso dos "kits berço", aqueles almofadões que são usados para decorar os berços dos bebês. Segundo a neurologista do Instituto da Criança, eles podem cobrir o rosto da criança e causar sufocamento, uma vez que o bebê ainda não tem os reflexos desenvolvidos e não vai se proteger em caso de apneia.

Além disso, as almofadas podem ser usadas como trampolim para escalar ou pular o berço e também podem causar alergias.
2 – Faça o bebê arrotar depois de mamar
Após a mamada, ainda no colo, coloque o bebê com a cabeça um pouco mais elevada que o corpo para arrotar. Essa atitude evita que a criança vomite e se sufoque com o vômito enquanto dorme no berço. O arroto pode acontecer por causa da ingestão de ar durante a mamada.
3 – Não deixe o bebê dormir de bruços
A neurologista do Instituto da Criança explica que todas as pesquisas mostram que os índices de morte súbita dos recém-nascidos reduziram quando foi lançada mundialmente uma campanha incentivando colocar o bebê para dormir com a barriga para cima. Ao dormir de bruços, a criança tem menos chances de se proteger contra uma possível apneia. Como o bebê pequeno não tem reflexos, a apneia pode se prolongar e levar a óbito.
4 – Use travesseiro ou colchão especial em caso de refluxo
Existem travesseiros e colchões especiais para crianças portadoras de refluxo gastroesofágico. Esses produtos apresentam uma inclinação que deixam o bebê com a cabeça mais elevada que o corpo, diminuindo as chances de sufocamento por vômito. Leticia Soster recomenda fazer o mesmo em carrinhos e cadeirinhas.
5 – Não deixe móbiles ao alcance da criança
A Sociedade Brasileira de Pediatria aponta que é comum os pais esquecerem de ajustar os móbiles à medida que a criança cresce. Há o risco de o brinquedo cair em cima do bebê quando este tenta alcançá-lo.

Publicado em brasil247

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.