sábado

Como fazer para cultivar verduras e legumes saudáveis em seu apartamento

Apesar dos esforços de órgão oficiais no que se refere a garantir qualidade dos alimentos, sobretudo, verduras, legumes e frutas, a Anvisa constatou que, ainda, temos algo como 28% dos vegetais produzidos e consumidos, que mantêm resíduos tecnicamente inaceitáveis de agrotóxicos.

Logo, a ideia aqui é que você utilize espaços em seu apartamento – se for casa é uma maravilha com tanto espaço – tipo áreas mais abertas e/ou varandas para montar sua fonte de suprimentos saudáveis de alguns produtos, sobretudo aqueles consumidos no cotidiano, como temperos e verduras folhosas, por exemplo.

Você pode utilizar – ou reaproveitar – desde os convencionais vasos de cerâmica egressos de alguma folhagem que já se foi, individualizando de certo modo ‘suas plantas’, bem como pode utilizar caixotes tipo uva ou similares, por exemplo, se tiver como reforce-os com mais pregos – existem ‘similares’ de plástico ou fibra em floras –, e fazer canteiros ‘coletivos’, ou por tipo de tempero ou verdura.
A terra você encontra em lojas próprias ou floras, bem como nos próprios supermercados, quando deve ir adquirindo à medida de suas necessidades ou do tamanho de sua horta para que não se desvitalizem como sobras e nem entulhem o espaço.

Os temperos gostam de luz, mas, se ressentem com excesso de ventos, bem como preferem a luz solar pela manhã, o que não quer dizer que não possam se adaptar. Para isso busque a melhor localização para o seu ‘canteiro’ nem que para isso tenha que elevá-lo de alguma maneira para que possa usufruir melhor da luz solar, já que o ideal é que tenha pelo menos 3 horas de luz direta, que podem ser, preferencialmente, pela manhã ou final da tarde.

A rega deve ser em dias alternados, mas nada que você não possa mudar, a depender do dia ou da temperatura, enfiando o dedo na terra para conferir o nível de umidade.

Privilegie aqueles temperos e/ou hortaliças que costuma consumir com mais frequência, por mais que pareça bonito plantar outros tipos, já que a ideia e livrá-lo dos componentes pouco saudáveis das encontradas nas feiras e supermercados, ainda mais se o seu espaço disponível não é lá estas coisas.

Uma boa ideia para garantir a longevidade da sua horta no que se refere à qualidade da terra e preservação de seus nutrientes, é forrar o fundo do vaso antes de colocar a terra. Isso deve ser feito com a manta de bidim, que deve encontrar em floras e casas do ramo. Sua função é filtrar a água, preservando os nutrientes que irão alimentar as plantas, que do contrário sairiam pelos furos do vaso em cada rega, exigindo uma adubação ou troca de terra mais frequente.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.