sábado

Como fazer facilmente um cabo de madeira para facas

Tem gente que pode achar bem mais prático jogar a faca fora – no caso de uma com cabo quebrado ou mesmo sem cabo – do que se dar ao trabalho, não é verdade?
É isso, se não gosta pode ser uma perda de tempo, mas garanto que vai ser uma tremenda curtição, como se diz, você mesmo fazer o cabo de uma faca, não necessariamente uma faca de cozinha, é claro!
Para mim, por exemplo, é tudo de bom, já que coleciono facas e canivetes, com ênfase em peças mais antigas, e não raro me cai às mãos alguma precisando de reforma ou substituição de cabos e bainhas.
Então, se é a sua praia, veja como é simples e fácil.
É também uma oportunidade de ‘personalizar’ o cabo de alguma faca com o cabo já gasto.
Você vai precisar de:
- Faca ‘precisando’ do cabo. É claro!
- Fita adesiva daquelas utilizadas em pintura,
- Retângulos de madeira de 6 mm de espessura e tamanho equivalente ao tamanho de sua faca*,
- Cola epóxi,
- Um “sargento”,
- Lixas para madeira, grossa para desbaste e fina para acabamento,
- Lápis.
A primeira medida é cobrir a lâmina com várias camadas de fita adesiva – atenção especial à ponta – para que possa trabalhar com tranquilidade sem o risco de se cortar.
A depender do tamanho e do tipo e/ou forma da haste de metal onde se fixa o cabo da lâmina, você vai ‘moldar’ o formato do cabo na madeira, e para isso, ‘monte’ os dois pedaços de madeira simulando o cabo e use o lápis para marcar o formato e tamanho corretos.
Feito isso é a hora de marcar os furos para colocar os pinos de fixação. Proceda da seguinte forma:
Fixe, uma de cada vez, as metades do novo cabo à haste (cabo) de metal da faca para marcar o local exato do furo por onde passarão os pinos. Para isso fixe com firmeza com um ‘sargento’ – escolha a broca apropriada – e faça os furos com delicadeza e cuidado.
Faça os cortes devidos usando uma serra tico-tico ou mesmo uma serra de arco ou ‘segueta’ quando vai ficar mais fácil fazer um corte com precisão em uma peça pequena. Lembre-se de deixar alguma folga além do risco na hora de cortar, para ser usada na hora do acabamento, tipo ajuste e lixamento.
É importante fazer os furos em uma metade de cada vez para não correr o risco de errar e perder as peças. Muita atenção nesta hora!
Com as peças prontas é hora de fixá-las ao cabo.
*O ideal é que consiga ‘madeira dura’ – geralmente mais escuras – já que são bem mais resistentes, sobretudo à água (na hora de furar, tome cuidado para não rachar).
Esprema epóxi na parte inferior de um copo pequeno. Mexa com um palito de sorvete. Mexa uma fina camada de epóxi sobre um dos lados do cabo da lâmina. Pressione uma das peças de madeira no lugar. Repita do outro lado. Limpe qualquer excesso de epóxi, imediatamente, com um pano macio.
Deslize rapidamente os pinos de lâmina de metal no lugar através dos buracos nas madeiras e na lâmina. Prenda com braçadeiras em C e deixe secar por cerca de 48 horas.
Retire as braçadeiras. Lixe o cabo da faca com lixa grossa para dar uma forma áspera. Lixe as bordas do cabo de madeira igualando-as com a extremidade do cabo da lâmina. Arredonde os cantos da madeira, suavizando o cabo e tornando-o confortável de se segurar.
Lixe o cabo novamente com lixa fina. Isso remove os arranhões e torna o cabo suave ao toque. Limpe o pó com um pano macio.
Esfregue o cabo com condicionador de madeira e um pano macio. Gel condicionador é rapidamente absorvido pela madeira. Aplique uma camada diariamente por 3 dias deixando as camadas anteriores secarem antes de aplicar a seguinte.
Com informações de eHow
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações
 *

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.