terça-feira

Como fazer para recuperar e proteger seus móveis de madeira em função da umidade

Nem todos os moveis que “frequentam” as áreas externas têm aquele visual de móvel de beira de piscinas, ou seja, tem tratamento e revestimento para se “defender” do sol e, sobretudo, da umidade, são móveis comuns, muitos deles envernizados, de “cores variadas”, e que vão adquirindo aquele visual, cheio de manchas, que pode deixá-lo(a) meio constringido(a) quando chegam certas visitas.

Não quer dizer que sejam apenas aqueles de áreas externas.

Logo, a saída é dar um trato nos ditos cujos e cuidar para que resistam “firmes” aos ataques da tal da umidade.

Não, não é pintura!
 
A saída para preservar não só a aparência mais natural, envernizados, e proteger os seus móveis é utilizar algum produto impermeabilizante, ou seja, um hidro repelente, que são aqueles que não “gostam” da água e a repelem.

É o caso da cera de carnaúba, um produto natural, que não costuma “brigar” com a cor, também, natural da madeira, embora possa, com o uso continuado, dar-lhe uma leve escurecida, mas nada que não possa ser corrigido por você.

Se o seu móvel já está cheio de manchas provocadas por utensílios molhados colocados sobre ele ou com respingos de água, a saída é dar um leve lixada – lixa fina – passar a cera de carnaúba, quando deve voltar a fazer isso, passar a cera, uma vez por mês.

Com o tempo, como falamos acima, sobretudo, a depender da cor de seu móvel, a madeira vai escurecendo um pouco em função de certo acúmulo da cera, daí é só dar uma lixada, de leve, e passar a cera novamente.

Você encontra a cera de carnaúba em lojas ou casas que vendem madeira ou produtos para madeira e/ou marcenaria. Lá você pode encontrar, inclusive, algumas variações, que são as ceras misturadas com outros produtos, como parafina, cera de abelha e outros. Converse com vendedor e explique o que pretende fazer.
 
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.