sexta-feira

Como fazer a limpeza e manutenção de ferragens em móveis

Em princípio as partes metálicas – ou ferragens dos móveis – deverão ser limpas somente com pano seco, tipo flanela, podendo-se aplicar um pano úmido bem torcido.

Ou seja, nunca use produtos químicos de qualquer espécie, já que podem danificar seriamente a ‘pintura’ ou revestimento.

Então vejamos com mais detalhes como fazer em casos mais especiais, graves, de sujeira ou comprometimento.
Peças cromadas:
Como dito acima a limpeza básica deve ser feita com pano úmido, mas em casos mais ‘sujos/manchados’ utilize um pouco de sabão ou detergente neutro e, em seguida use pando seco.

A depender do local onde mora, se regiões sujeitas à maresia ou ambientes ‘mais agressivos’ deve fazer limpeza semanal, para manter e se prevenir contra eventual deterioração, que vai lhe dar muito mais trabalho.

Quando o brilho começar a diminuir de intensidade, passe cera automotiva líquida ou silicone com um pano macio (flanela).

Estas regrinhas velem para todo tipo de cromado, sejam os puxadores, dobradiças, corrediças, etc.

Uma boa dica é fazer a limpeza com mais freqüência, como dito acima, para evitar o acumulo de poeira, gordura ou umidade, pois podem levar à oxidação – sobretudo se perto do mar – e comprometer a sua estrutura e funcionamento.
Inox ou esmaltados:
Ideal é que sejam limpos com panos levemente umedecidos e sabão neutro, ou desengordurante, desde que não contenha em sua composição o cloro e/ou seus derivados.

Como complemento ou se estiverem ‘precisando’ de um adicional de limpeza, podem ser aplicados produtos especiais encontrados no mercado e desenvolvidos especialmente para esse tipo de material.

O que deve ser evitado a todo custo são produtos abrasivos – produtos e/ou objetos – que vão riscar e comprometer a superfície/aparência da peça.
Ferragens:
O ideal é desmontar/retirar a peça do móvel e proceder a limpeza ‘fora’.

Entretanto, se não for possível, tente proteger ao máximo a madeira em volta, nem que para isso tenha que usar um pouco de cera incolor em volta da peça a ser limpa.

Se for apenas uma ‘limpeza básica’, use uma escova de cerdas plásticas e um pano úmido, mas, se houver comprometimento com ferrugem pode usar com cuidado um pano levemente – para não escorrer para a madeira – embebido em querosene, e se persistir pode usar um pouco de bombril.

Dê uma limpeza final com o pano umedecido com querosene, depois com sabão neutro e um trato final com a flanela seca para recuperar o brilho.

Daí é só limpar a cera ‘protetora’ da madeira e apreciar o resultado.

Com informações de faztudo

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.