sexta-feira

Como fazer ou o que não fazer na lavagem das roupas


Diferente, não? O que não fazer... Já que o tema do blog é o “como fazer”, mas, é só uma questão de título, pois acaba sendo a mesma coisa, ou seja, como fazer para lavar suas roupas com mais cuidados e eficiência, fazendo o melhor: um bom resultado e preservação para que mantenham a aparência ‘ótima’ e tenham uma vida/uso mais longa e com qualidade.

Algumas recomendações não chegam a ser grandes novidades, inclusive não é o primeiro artigo que publicamos aqui sobre o tema, mas na custa lembrar, também porque na pressa em nosso cotidiano costumamos relevar algumas recomendações e teremos que administrar o – mau – resultado depois, logo, não custa dar uma conferida básica.

Vejamos:
“- Não misture roupas de uso pessoal com panos de prato ou de limpeza
Regra básica. Não é higiênico você misturá-las. Lave-as sempre separadas, pois os panos de prato geralmente têm gordura e podem passar para suas roupas pessoais. Os de limpeza estão em contato com produtos químicos mais fortes e podem causar alguma alergia ou danificar o tecido, caso suas roupas se misturarem com eles.
- Não misture roupas muito sujas com outras peças (por exemplo, as de crianças) 
Quem tem criança em casa sabe o que é uma roupa suja e uma roupa muito suja. Quando a sujeira da roupa é leve, às vezes apenas de cheiro de suor e poeira, quando se misturam com roupas muito sujas, que podem ter barro, correm o risco de mancharem, dificultando muito a lavagem e o processo de retirada das manchas.
- Não misture com roupas de cor com roupas brancas
Roupas coloridas podem soltar tinta. Se você misturar roupas de cor com roupas brancas, provavelmente as coloridas irão manchar as brancas. E o tempo para ficarem de molho é diferente. As brancas devem ficar de um dia para o outro e as de cor, somente alguns minutos. Veja mais em pré-lavagem.
- Não, ou melhor, nunca deixe de molho roupas de cor forte
Roupas de cor forte se ficam muito tempo de molho vão desbotar com certeza, e uma roupa desbotada fica com aparência de velha. Se a roupa tem cor forte, essa é sua cor de origem. Roupas que são naturalmente desbotadas já são compradas assim. Uma roupa que não tem essa característica originalmente, quando desbota parece velha. E você não vai querer que isso aconteça com as suas, certo?
- Não use sabão demais, só vai dificultar a lavagem
Achar que quanto mais sabão, mais limpa vai ficar a roupa é um engano. A medida certa é o ideal. As máquinas atuais têm medidores que acompanham. Então, não tem como errar. Na hora do balde ou bacia, use o bom senso. Coloque um pouco de sabão em pó, adicione a água e mexa até obter espuma. Aí está pronto para usar.”

Uma dica adicional.
Para conservar roupas delicadas, peças íntimas, lingeries, peças de seda, cashmeres, meias e outras de tecidos finos, camisetas de algodão, malhas de lã ou linha, roupas de tecido de lã ou seda, roupas de tecido sintético como tactel e elastano, elas devem ser lavadas à mão, sem torcer e usando sabão especial, sobretudo, para as mais delicadas e finas.
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.