quinta-feira

Como fazer para amadurecer mais rapidamente as suas bananas

A importância das frutas na alimentação e saúde é tão – como poderia dizer? – ‘figurinha carimbada’, que não há quem não saiba, isso é, claro, além do grande prazer que elas nos proporcionam como delícias que são, não é verdade?

A banana é, provavelmente, mais famosa, e não raro muita gente ao dizer: comprei frutas, na verdade está se referindo às ditas cujas: as bananas.

Por isso segue esta dica para as “bananas”, para facilitar as coisas, ou seja, apressar o amadurecimento, já que costumamos trazê-las pra casa “de vez”, como se diz, ou com aquela ‘cara verde’.

Na verdade é um velho ‘truque da vovó’, como se diz, que recebeu o aval científico.

É o que afirma o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Murilo Freire, que é misturar as verdes (ou ‘de vez’) com algumas, mesmo uma, maduras.

Segundo ele, quando as frutas chegam à fase de maturidade fisiológica, começam a produzir um gás que ajuda no seu amadurecimento: o etileno. É essa substância, que, entre outras coisas, leva ao rompimento das fibras, o que deixa o fruto mais macio é a hidrólise do amido. A quebra dessa molécula resulta no sabor adocicado do alimento.

O procedimento fica facilitado se você ‘fechar’ as bananas juntas em algo como um saco de papel – evite plástico – o que acelera o processo de amadurecimento.

Esta regra, também, vale para outros frutos considerados climatéricas, e da mesma turma você tem, ainda, caqui, mamão, ameixa, nectarina, kiwi, pera, pêssego, maçã, abacate, melão e manga.

Uma dica final. Se você colocar uma fruta madura, em um ‘ponto à frente’, junto com outras furtas maduras, pode apressar o ‘apodrecimento’ destas.

Com informações de Aretha Yarak/uol

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.