segunda-feira

Como fazer para resolver alguns probleminhas básicos com as portas

Problemas nas portas, quem não os tem? Brincadeira! Não chega a ser tão comum assim, mas quando tem um probleminha... Nada mais chato, pois toda vez que ‘passamos/usamos’ ele aparece e nos lembra que deveríamos fazer alguma coisa...

Ranger, ficar ‘batendo’, arrastar no piso, e por aí vai. Tanto podem ‘acometer’ as portas novas como as mais antigas.

Listamos alguns probleminhas e um jeito simples de solucioná-los.

1- O problema mais recorrente é ‘ranger’, e quando tentamos fazer silêncio, então... A saída é lubrificar as dobradiças com ‘óleo de máquina’, de costura. Retire o excesso que venha a escorrer, pois pode ser um fator de atração/fixação de poeira.

2 - Se a porta estiver “pegando” tanto no alto como nas laterais, a saída é usar uma folha de papel carbono no local, fechar e se cerificar onde está ‘pegando’, daí, tente eliminar a camada de tinta no local e caso não resolva, dê uma leve lixada nos pontos específicos.

Se ‘o ponto’ for em algum local muito visível, você pode lixar um pouco mais e refazer a cobertura de tinta para recompor.
Informações adicionais: 
Como fazer manutenção e correção de instalações em casa 
Como fazer para amaciar as portas e evitar ruídos desnecessários 
Como fazer para desemperrar fechaduras 
Como fazer para resolver os problemas com as portas
3 - Se a porta estiver tocando no chão e arranhando o piso, verifique as dobradiças e se elas estiverem em bom estado, basta apertar os parafusos com uma chave de fenda e caso não estejam em bom estado, deve substituí-las.

Caso isso não resolva, a saída e retirá-la e dar uma boa lixada na sua parte inferior – verifique o local que está ‘pegando mais’ – usando uma lixa grossa de madeira, veja na hora de comprar.

Se for o caso utilize uma furadeira com disco de lixa, que o processo pode ser mais eficiente e mais rápido, daí é só repor a porta no lugar e conferir o resultado. Com atenção e cuidado para não danificar as ‘laterais’ da porta.

   Obs. Para conferir com exatidão o local que ‘está pegando’, utilize o papel carbono ou algo similar para marcar enquanto movimenta a porta.

4 – Temos o caso de portas folgadas que costumam ‘bater’ mesmo quando fechadas. A saída é ‘calçá-las’ em alguns pontos bem distribuídos com ‘amortecedores’ tipo pedaços de feltro colados (use pouca cola para não endurecê-los), se a folga for discreta, mas, pode, também, utilizar pequenos retalhos de espuma – discretos – para não ‘ficar feio’, caso a solução anterior, feltro, não seja suficiente.

Como vê, com estas idéias não vai precisar chamar um profissional, marceneiro, e você exercita o seu lado “faz tudo” bastante oportuno (sem falar mais econômico).

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.