terça-feira

Como fazer para pintar ou envernizar madeira com melhor acabamento e resultado


Parece simples, não? E é simples! Mas, para que o resultado saia melhor é necessário se seguir algumas regrinhas básicas. O que não torna nada mais difícil, só mais eficiente.

Independente de a madeira ser nova, ou usada, uma condição fundamental é dar um trato geral em sua superfície, eliminando todas as imperfeições, brilhos ou pequenos defeitos, caso haja algum. Para isso é necessário escolher a lixa adequada, começando pela mais ‘grossa’ e dando acabamento com uma mais fina e de menor granulação. Caso seja necessário, raspe as partes mais difíceis e dê acabamento com a lixa.
Veja também:
- Como fazer para usar corretamente a lixa para madeira em seus trabalhos
- Como fazer para esconder pregos/parafusos de móveis e trabalhos em madeira
- Como fazer para escolher o prego mais indicado para o seu trabalho
- Como fazer para conhecer e – escolher – a cola certa para o seu trabalho
Para envernizar:

Para madeira nova, depois do trato definido acima, usando uma graduação de lixa da maior para menor e ao final retirando todo o pó.

A madeira resinosa via exigir uma lavação com uso de thinner – duas vezes e depois de seca use a lixa e em seguida elimine todo o pó resultante.

Na repintura – no caso verniz – use a lixa como o recomendado para atingir as condições adequadas descritas acima, para se obter uma cobertura perfeita de verniz.

No uso da tinta ou esmalte.

Os procedimentos são basicamente os mesmos, sendo que a perfeição ‘pós-lixa’ não precisa ser tão radical já que a cor da tinta ajuda a esconder/disfarçar bem.
Mas, como tudo o mais, é importante fazer sempre o melhor, não é verdade?

Como pode ver são ações simples e necessárias para que tenhamos um resultado final apreciável e satisfatório.

Com informações de Eucatex

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.