quarta-feira

Como fazer alguns reparos e instalações simples em casa


Já publicamos aqui alguns artigos onde damos dicas diversas de como fazer você mesmo alguns reparos ou consertos e manutenção de alguns itens na casa sem precisar buscar ajuda de um profissional.

Alguns são tão triviais e simples, que mesmo os menos afeitos as “estas coisas” vai querer se aventurar para não passar pelo processo de procurar e contatar alguém para fazer.

  - Tapar buracos na parede

Ao remover quadros e prateleiras das paredes, os furos deixados pelos pregos e parafusos podem ser fechados com massa corrida. Use uma espátula para aplicá-la. Deixe secar por três horas e passe uma lixa fina para igualar a área.

Observe e se atenha apenas á área afetada para não envolver o entorno.

 - Retirar os mofos

O primeiro passo e resolver a causa da infiltração. Se a infiltração ou a umidade do prédio já forem resolvidas, espere o mofo secar. Faça uma mistura de partes iguais de água e vinagre. Esfregue no local e enxague com água.

De leve, e persistente, para não comprometer a pintura.

Agora, caso more em uma casa e consiga identificar a origem do vazamento – que a depender do local pode ser uma telha fora do lugar ou quebrada – daí é só seguir o procedimento acima.

Entretanto, se não consegue identificar a origem, que pode ser rompimento ou vazamento de canos ‘dentro’ da parede ou acima do teto, forro, por exemplo, e se não quiser ‘encarar’, vai ter que procurar um profissional.
Veja também:
 - Como fazer para trocar facilmente o vidro quebrado de uma janela
 - Como fazer para você mesmo montar uma extensão
 - Como fazer para resolver alguns probleminhas básicos com as portas
 - Como fazer para trocar resistência de um chuveiro
 - Instalação de máquina de lavar

Se na área de instalação – área de serviço – já tem uma torneira específica para a lavadora, use o veda-rosca nela e fixe a mangueira de alimentação da máquina. 

Se não tem, utilize a própria torneira do tanque e passe a fita veda-rosca sempre que for usar. Encaixe a mangueira da saída da água suja na borda do tanque, usando um recurso tipo um arame ou corda plástica – a depender do seu tanque – para fixá-la.  

 - Conserto de torneiras

Feche o registro e use uma ‘chave de boca’, como se diz, na medida exata para não ‘estragar a torneira, ou uma “chave inglesa”, mas se não tiver uma por perto, pode usar um alicate, para soltar a parte superior da torneira. Tomando cuidado em ‘firmar bem’ para evitar que o alicate resvale e a arranhe.

Retire o pino ou ‘válvula’, troque a borrachinha, ou ele todo, e remonte a torneira.

 - Troca de chuveiro elétrico

Desligue a chave de luz e feche o registro de água. Desconecte os fios. Desenrosque o chuveiro da parede.

Passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro e instale-o no lugar do antigo. Religue os fios e passe fita isolante nas emendas.

 - Instalação dos lustres

Desligue a chave de luz. Prenda com parafusos o suporte do lustre na caixa de iluminação no teto. Desencape e junte as pontas dos fios e cubra as emendas com fita isolante.

Acondicione os excessos de fio, se houver, acima do ‘suporte’ – dentro da caixa de luz – antes de parafusar.

 - Desentupimento de pias

Desenrosque o copo do sifão embaixo da pia. Retire o que estiver obstruindo a saída da água. Aproveite e limpe o encanamento e o copo com escovinha.

Recoloque-o de volta no sifão.

Com informações de casaejardim

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.