segunda-feira

Como fazer para cuidar e conservar melhor os seus sapatos de couro

O sapato é um item do vestuário e do cotidiano que muita gente não “liga muito”, já que as ondas de oferta e de consumo são tão radicais que frequentemente se considera trocar em vez de consertar ou reformar, notadamente no universo feminino onde o número de sapatos usados costuma ser bem maior.

Entretanto, em que pese considerações ecológico-ambientais sobre uso e conservação, pode ser, também, mais pratico econômico, sobretudo se temos um calçado do qual gostamos muito e nem seria fácil substituir.

É o velho cuidado/manutenção. Isso sem falar na busca por eventuais reparos ou concertos, o que não é difícil da conta sozinho de alguns probleminhas, assim como não é raro encontrar quem o faça. O princípio é como já falamos acima: manutenção e cuidado.

Veja algumas situações em que o seu sapato pode precisar de um cuidado diferenciado para que possa continuar a usá-lo com conforto e beleza como merece.

Um lembrete. Manter alguns itens de “engraxate” em casa – uma “caixa de engraxate” – tipo pastas de engraxar, escova de cerdas naturais, uma escova de dentes descartada para passar a graxa e retalhos de flanela, não custa muito e é um item fundamental para cuidar do seus sapatos. Veja aqui.

Um truque para aqueles sapatos desgastados: após engraxar os sapatos pulverize-os levemente com spray para cabelos. Mas não use spray demais para não ressecar o calçado, o spray fixará melhor a graxa dando aspecto de novo. Ou então, passe uma camada de esmalte de unhas incolor sobre os locais mais desgastados dos sapatos.

Se seu par de sapatos estiver gasto, riscado, não pega brilho de jeito algum, uma saída rápida é friccionar neles um pedaço de batata crua molhada no álcool, dar um tempo e em seguida engraxar normalmente.

Às vezes saímos de casa com sol e de repente o tempo muda, cai um toró, as ruas ficam inundadas e voltamos com os sapatos encharcados. Se acontecer isso com você, não cometa a bobagem de secar os sapatos perto do fogo, colocar no sol, no forno quente ou ainda atrás da geladeira para pegar o calor do motor.

Nestes casos o que se recomenda é enfiar jornal amassado bem prensado nos sapatos. O jornal absorverá a umidade e evitará que os sapatos se deformem.

Outra coisa, sapato apertado tira o bom humor, mas tem solução, um truque caseiro e artesanal. Umedeça com álcool a parte interna dos sapatos e recheie-os com jornal, bem amassado, também ensopado com álcool.

Force bem o enchimento, deixe os sapatos em repouso por um dia, após este tempo é possível que os sapatos continuem úmidos, calce-os assim mesmo, pois isso ajudará a ajustar a forma ao pé. Veja mais aqui e/ou aqui.

Sapatos que rangem, são desagradáveis, resolva esse problema também, passando no couro e esfregando, um pouco de óleo de linhaça aquecido.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.