sexta-feira

Como fazer para evitar os latidos excessivos de seu cão

Os cães são uma relativa unanimidade, entretanto ter um cão que late o tempo todo, sobretudo se for do vizinho... Revoga tudo e todo amor acaba virando irritação.
Entretanto, nem sempre, ou quase sempre eles não latem por gosto ou prazer. O que os move é, sobretudo o medo, além da ansiedade, excitação ou até o tédio, logo, é passível de resolver ou mesmo controlar.
Tem caso conhecido de juízes, nos EUA, que decidiram pelo corte das cordas vocais de cães – como poderíamos dizer? – descontrolados, o que há de convir que é bem melhor educar e tentar resolver de forma mais tranquila, não é verdade?
Veja também: Como fazer para o seu cão fazer o xixi/cocô no lugar escolhido
Não necessariamente para evitar uma decisão judicial assim, que não existe por aqui, mas, para manter as boas relações com os vizinhos.
O princípio é observar o seu cão e descobrir as situações que o levam a latir. Daí partir para ‘educá-lo’. Veja abaixo.
– Diga “não”, “quieto” ou “silêncio” de forma firme quando o animal começar a latir sem um motivo evidente; 
– Dê “parabéns” ou um pedacinho de petisco assim que ele obedecer ao que foi ordenado; 
– O ideal é começar a treinar os pets a não latir por qualquer coisa desde filhote; 
– Estimule o cão a fazer atividades físicas e mentais, já que muitos costumam latir quando estão com a energia reprimida; 
– Fazer caminhadas, jogar bola e estar ativo vai ajudar o seu cão a gastar energia e regular o latido, além de trazer outros benefícios, como a satisfação, alegria e socialização; 
 – Se o seu bichinho está latindo porque quer que você se levante e jogue algo para ele pegar, diga que não quer e não pode brincar. Ele tem de entender que há regras e momentos para ele; 
– Muitos pets latem por se incomodar com algo externo. Nesse caso, limite o acesso dele às portas, janelas, quintais e portões. Faça com que ele fique nestes locais sob supervisão, para que seja advertido quando começar a latir.
Como pode ver, é bem possível ‘educar’ o seu cão e manter a paz e a boa  relação com os vizinhos. Não só, já que ninguém em sã consciência gosta de um uma latição continua, não é verdade? Sobretudo se o seu cão for dos grandes.
Com informações de bompracachorro
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.