quarta-feira

Como fazer a esterilização dos vidros e sua reutilização com compotas e conservas

Os vidros ‘diferentes’, inclusive aqueles com ar mais antigo, entraram de vez na moda, como um novo recurso de decoração, o que tem feito seus preços – sobretudo em brechós e bazares – receberem uma bruta inflacionada em função da procura e da relativa raridade de alguns modelos mais característicos.

‘Temos’ um casamento, próximo, onde fomos sondados sobre a possibilidade de emprestarmos vidros para a decoração da casa/cenário das bodas.

Como pode ver o ‘produto’ está em alta.

Entretanto, como nestes casos são para decoração, poderiam muito bem prescindir da esterilização, que é o tema do nosso artigo de hoje, quando damos um passo a passo visando sua reutilização para guardarem doces, compotas, conservas e coisas do gênero.


Confira também:
 - Como fazer para facilitar a vida na cozinha com alguns truques 
 - Como fazer para aproveitar algumas propriedades pouco conhecidas do vinagre 
 - Como fazer para dar um trato em alguns ‘desafios’ diários na cozinha
O que não quer dizer que mesmo cheios de doces e conservas não possam cumprir sua função decorativa e, em certo sentido, com alguma propriedade especial.

Então vamos lá:
 - Lave bem, todos os potes e tampas com água morna e detergente, retire os restos de rótulo deixando o pote de molho por algumas horas na água. Enxague. 
 - Coloque uma panela grande, como a de pressão – aberta – com água no fogo. 
 - Quando estiver quase fervendo – dá para perceber pelo movimento das bolhas na lateral – abaixe o fogo e coloque todos os potes de vidro e tampas lá dentro. Devem ficar cobertos de água por uns 5 minutos. Retire-os em seguida com uma pinça que, também, deve ter ficado na água quente. 
Com esse procedimento o objetivo é liminar todas as bactérias, além de resíduos do uso anterior, assim como eventuais resíduos de rótulos. 
 - Coloque os potes para secar, virados de cabeça para baixo, sobre uma bandeja forrada com um pano de prato limpo. A secagem é rápida em função da evaporação provocada pelo calor. Assim que estiverem secos e frios, estarão prontos pra receberem suas ‘artes culinárias’.
Ainda existe um método alternativo de esterilização. É no microondas. Quando deve deixá-los cobertos de água – com dois dedos acima – e aguardar 3 minutos. O contratempo é que as tempas, por serem de metal, terão que ser esterilizadas à parte, ou seja, ao fogo, em uma panela com água fervente.

É isso! Fácil, não? Agora tem os seus vidrinhos superlimpos para suas 
compotas/conservas.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.