sábado

Como fazer para escolher e usar melhor um martelo no cotidiano em casa

Falar em martelo parece coisa de profissional, ou hobbista, assim como ‘coisa’ de homem, não é verdade?

Ledo engano, como se diz. As mulheres, também chegaram ‘nestes’ afazeres domésticos de organização, reparos e consertos na manutenção da casa.

Em inúmeras ocasiões no cotidiano em casa, nos deparamos com situações, quando não raro improvisamos ‘batedores’ de pregos & Cia, concorrendo inclusive para comprometer a eficiência e o resultado da empreitada, logo, um martelo é um acessório doméstico bem importante de utilidade incontestável.

A bem da verdade, você precisa, mesmo, é de um martelo padrão. Veja imagem acima. Aquele que todo mundo conhece, ou já viu, com ‘unhas’, ou garras, o que lhe confere toda a polivalência necessária para a maioria das situações.

É que existem inúmeras versões com fins mais específicos.

Alguns itens interessantes podem se adicionados ao seu martelo, o que pode facilitar o seu trabalho.
Leia também: 
 - Como fazer para as mulheres darem conta dos “consertos” em casa 
 - Como fazer para reinstalar um cabo de madeira em um martelo 
 - Como fazer para bater pregos na parede sem danificá-la  
 - Como fazer para escolher o prego mais indicado para o seu trabalho
É o caso de um imã na ‘ponta’ do cabo. Use cola e fixe um pequeno imã que vai ser bem útil para apanhar pregos que venham a cair na hora do uso e que não costumam cair em lugares de fácil acesso. Veja imagem.

Outro item facilitador é marcar no cabo uma escala de 10 cm, que vai servir de referencia em situações que venha a precisar de certa regularidade na hora do uso de pregos e outras situações rápidas sem apelar para a trena ou fita métrica.

Ao tentar retirar um prego que resiste às suas investidas, utilize o ‘princípio da alavanca’ ou um ponto de apoio – um pequeno pedaço de madeira – sob o martelo que ele vai sair facilmente.

Se quiser ocultar a cabeça do prego em alguma situação ou trabalho, o ideal é que use o alicate – sua parte cortante – e retire a ‘cabeça do prego’, daí é só bater com cuidado para que ele não entorte. A alternativa é usar um prego maior e ‘afundar’ o prego depois de batido, desde que tenha como preencher a pequena cavidade que fica.

Usar ‘borrachas de dinheiro’ ou gominhas, mais de uma, cruzada sobre a ‘cabeça’ do martelo, ajuda a evitar que durante o uso ele possa ‘danificar’ as superfícies onde o coloca, evitando riscos e escoriações.

Então, agora temos um bom aliado na organização e execução de pequenos serviços e consertos em casa.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.