sexta-feira

Como fazer para escolher a melhor cola para a sua ‘necessidade’

É um tema relativamente complexo, dado a grande variedade de opções no mercado e, igualmente, a grande gama de opções/necessidades de usar a cola específica, ou pelo menos a mais adequada e segura em nossos fazeres e ou reformas/concertos.

Esta lista abaixo é despretensiosa, ou seja, não pretende dizer a última palavra sobre o tema.
Veja mais: 
 - Como fazer para colar e reparar adequadamente móveis de madeira 
 - Como fazer para conhecer e escolher a cola adequada para o seu trabalho 
 - Como fazer para colar e reparar adequadamente móveis de madeira
É uma referencia que você pode usar ao necessitar de alguma especifica, quando deve levar o nome à loja ou casa comercial própria e pegar melhores e mais detalhadas informações com o vendedor que, pelo menos em tese, deve ter mais traquejo do que nós que só as usamos, pelo menos a sua maioria, eventualmente.

Então vejamos algumas:

Cola Epóxi: para vidro, metal, plástico, cerâmica, borracha, mármore, etc.

Cola PVA: para madeira, papel, tecido, cerâmica, couro, biscuit. É ideal para montagem de móveis, reparos rápidos em artefatos de madeira, laminados plásticos, papel e papelão.

Por serem adesivos semi líquidos e não terem características tóxicas, são produtos seguros e relativamente inofensivos ao manuseio.

Cola Silicone: para vedar vidros e objetos expostos à umidade. O Silicone líquido Merita é ideal para os mais diversos tipos de trabalhos manuais. Cola papel, espuma, papelão, madeira e outros.

Cola Celulósica: para vidro, papel, tecidos, cerâmica.

Cola Látex: para borracha e plástico.

Cola Vinílica: é a mais usada para colar um objeto de madeira que fica dentro de casa, abrigado da umidade. Ela é de cor branca, mas fica transparente depois de secar.

Cola de Poliuretano: esta já é mais adequada para um objeto que fique exposto ao tempo.

Como pode ver a lista é boa e não raro uma cola tenta ser mais polivalente do que a outra, daí a necessidade de pegar informações mais detalhadas com o vendedor onde costuma comprar materiais do gênero.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.