terça-feira

Como fazer para pintar, renovar, as portas facilmente

A porta é um detalhe na casa que, provavelmente, em função do uso intenso, costuma apresentar escoriações, descasados e manchas, o que não é nada bom, sobretudo, se forem aquelas de ‘frente’ ou da entrada.

Embora na pareça, mas um trato ‘nelas’, pintar a porta, dá um novo visual ao ambiente, já que estão na ‘linha de frente’, dos olhares e, porque não, das visitas, e o mais importante, do ‘seu olhar’...

Se pretende só ‘dar um trato’, mantendo a imagem/cor original é só comprar a mesma tinta, se esmalte ou à base de água. Se não, lembre-se que o esmalte deixa a superfície maio brilhante, ao contrario das à base de água, que ainda têm pouco cheiro e secagem mais rápida.

Caso ela seja envernizada, converso na loja e compre o verniz equivalente.
Veja também: Como fazer para resolver alguns probleminhas básicos com as portas
Retire “as ferragens” ou metais: maçanetas, o espelho e os trincos utilizando uma chave de fenda. Se for o caso, proteja as dobradiças com a fita crepe.

Se tiver alguma escoriação mais séria em sua superfície, corrija usando massa para madeira com a ajuda de uma espátula. Você a encontra, a massa, em casas próprias e/ou de material de construção.

Dê uma lixada geral para eliminar imperfeições o que, também facilita a absorção da nova tinta. Limpe com um pano úmido.

Utilize a ‘fita crepe’, e jornais para o chão, para proteger as áreas do entorno da porta.

Prepare a tinta conforme as especificações do fabricante, podendo usar o pincel ou trincha, usando a própria lata de tinta, ou se preferir use um rolo pequeno e bandeja correspondente.

Deixe secar inteiramente antes da 2ª demão, ou algo em torno de 4 horas.

Feito isto, é retirar todo o sistema de proteção, fitas e jornais, e reinstalar os metais.

E eis a casa nova... A porta nova!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.