terça-feira

Como fazer para montar sua caixa de ferramentas de ‘marceneiro’

Mesmo que sua marcenaria não seja lá, ‘aquela marcenaria’ no sentido literal, mas o local onde exercitamos nossas curiosidades e habilidades amadorísticas no trato com a madeira, mesmo assim, ela precisa de algumas ferramentas básicas para que, não só tornem possíveis nossas aventuras, mas, sobretudo, as facilitem.

Muitas vezes nos detemos em situações onde sentimos falta de alguma ferramenta mais específica para, não só facilitar, mas para tornar possível à própria qualidade do trabalho que estamos fazendo.

Daí a necessidade de uma lista mínima essencial que vai dar conta de qualquer trabalho que venhamos a ‘encarar’.

Veja esta relação abaixo. É uma boa lista que você pode ir completando gradualmente, começando por aquelas mais ‘usáveis’ e que dificultariam o improviso em algumas situações.

 - Alicate
 - Chave Philips 
 - Martelo
 - 
Formão
 - Punção ou Repuxo, usado para rebater – afundar, pregos
 - Serrote
 - Plainas
 - Escareador, para alargar buracos ou furos
 - Arco de Serra 
 - Brocas
 - Lâmina de Raspar ou Lâmina Raspadeira
 - Grampo de aperto rápido
 - Lima
 - Metro Articulado
 - Suta, ferramenta de medição de ângulos
 - Trena
 - Esquadro, para marcar e medir com precisão
 - Graminho, ferramenta de marcação importante.

Como pode ver, as “elétricas” não foram incluídas, já que hoje fazem  parte de qualquer lista.

Não é necessário falar sobre a necessidade de cuidados, tanto quanto ao uso, a manutenção, como na ‘guardação’, digamos assim.

Destes, o guardar deve ser de forma que fiquem bem protegidas e, também acessíveis ao uso, que pode ser repentino e rápido.
Confira também: 
  - Como fazer para montar um-“kit de ferramentas geral” para dar conta dos consertos em casa 
  - Como fazer para as mulheres darem conta dos ‘consertos’ em casa 
  - Como fazer para eliminar facilmente a ferrugem de suas ferramentas
Para evitar a ferrugem, o uso de verniz nas partes ‘enferrujáveis’ pode ser uma boa ideia, desde que isto não comprometa o seu uso e eficiência.

Um detalhe importante é manter as ferramentas cortantes bem afiadas. Se optar por fazer isto você mesmo, lembre-se de que o ideal é com o uso do esmeril, embora alguns casos ‘menores’ possam ser feitos com uma lima.

Com o esmeril, haja com cuidado e atenção e proceda constantemente o resfriamento para que não corra o risco de ‘destemperar’ e perder sua ferramenta.

Você pode deixar um “kit” mais acessível, que pode se levado quando se deslocar, e para isso use uma caixa de ferramentas adequada. Você pode ter uma boa ideia de como fazer uma clicando aqui.

No mais, é ficar ligado em suas ferramentas, sobretudo naquelas pouco usadas, para que não tenha alguma surpresa com ferrugem ou corrosão, daí a observação e cuidados permanentes.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.