quinta-feira

Como fazer para cuidar e conservar a beleza de seus móveis de madeira de lei

Já publicamos aqui dois artigos que tratam dos cuidados na manutenção e conservação de moveis. Embora ‘falem’ sobre móveis no geral, a melhor forma de cuidar e conservar, inclusive móveis de madeira maciça, este artigo pretende ser bem específico no trato com os móveis de madeira maciça ou de lei – como se diz –, ou melhor, de madeiras nobres.

Como estão ficando mais escassos em função, sobretudo dos preços, já que as madeiras nobres veem se tornando raras, e caras, em sua grande maioria são moveis herdados ou comprados usados, logo, “bem experientes” e que devem ter alguma imperfeição ou problemas ligados à conservação.
Veja mais: 
 - Como fazer para conservar os seus móveis e mantê-los firmes e bonitos 
 - Como fazer reparos ou pequenos consertos em móveis de madeira
Se for o seu caso, dê uma olhadinha nestas recomendações ou dicas abaixo para recuperar/preservar sua beleza, deixando-os bem conservados como bem merecem por sua qualidade e beleza original.

 - Arranhões

Não arraste objetos sobre o móvel porque vai arranhar. Mas caso ocorra, para um arranhão mais aparente, você pode usar uma pomada – graxa – para calçados que seja o mais próximo da cor.

 - ‘Queimaduras’ de sol

Muito cuidado para não deixar os móveis expostos ao sol para não descolorir, a menos que queira uma peça envelhecida.

 - Umidade local

Mantenha-os afastados da parede pelo menos uns 7 cm, para que não sofra com eventual umidade que possa ter no local.

 - Cuidados quando em uso

Ao servir uma refeição, proteja sempre a mesa com uma toalha, sem se esquecer de colocar o descanso para travessas, para que mesmo com a toalha o calor não manche seu móvel.

 - Marca de copo

Muito cuidado na sua mesa de centro, ao servir algum drink, proteja sempre com um ‘porta copos’ (bolacha) porque, com certeza, deixará marcas.

 - Cera de vela

Não é tão comum, mas caso ocorra, basta deixar esfriar. Em seguida  aplique gelo e raspe com uma espátula de plástico, que resolverá o problema.

 - Limpeza

Quando necessário use uma solução de água com sabão neutro sem encharcar, apenas um pano úmido ou simplesmente uma flanela. Nunca use produtos abrasivos como saponáceo, esponja de aço ou algo que possa aranhar o móvel.

 - Lustrar

Lustre levemente seguindo a textura do móvel. Pode ser utilizado os lustra móveis tradicionais, tipo o emblemático ‘óleo de peroba’, pois as versões mais modernas podem deixar resíduos e/ou manchas.

 - Cupim

A descupinização só se faz necessária quando detectado um foco muito grande de cupins, sejam estes de solo ou madeira.

No mais é só curtir os seus belos móveis.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.