quinta-feira

Como fazer fácil e barato um banco para meditação

O ‘banco natural’ para a meditação seria a postura de lótus, entretanto nem todo mundo consegue fazer, logo lançar mão do recurso ao banquinho é a saída.

Você vai precisar de madeira maciça, que pode muito bem ser reaproveitada de outra peça ou móvel, já que vai precisar de ‘pouca coisa’.

A madeira mais comum é o pinho, e mesmo que resolva comprar é a mais em conta, ou barata, mas tem que ser uma madeira maciça, já que os arranjos tipo compensado e aglomerado não lhe confere a segurança e durabilidade necessária.

Vai precisar e 80 cm de madeira com 30 cm de largura e algo em torno de 2 cm de espessura, medidas estas, largura e espessura, as mais comuns em tábuas.
 - 4 parafusos S10 comuns, 
 - 4 cantoneiras com seus respectivos parafusos, 
 - Cola de madeira.
Inicialmente corte a tábua em três partes: uma com 40 cm e duas de 20 cm. Na montagem vai poder fazer as adaptações que julgar convenientes, sobretudo quanto à altura e/ou largura, a depender do tamanho de quem vai usar.

Como vê na imagem, é simples.

É a montagem das três peças, observando o recuo nas laterais de 3 cm de cada lado.

Os pés devem ser chanfrados na parte superior em 3 cm, obsevando uma inclinação suave para dar a caída/inclinação, que vai garantir conforto e estabilidade. Feito isso, dê uma lixada geral nas peças antes de montá-las, notadamente nas partes que estarão expostas.

Daí e só fixar. Faça a ‘guia’ dos parafusos com a furadeira e use cola de madeira, esta simples mesmo, antes de parafusá-los. Lembre-se que as partes chanfradas dos ‘pés’ devem ficar na parte superior, fixada no assento, como mostra a imagem, para que o banco tenha mais estabilidade.
Aguarde até a secagem da cola e fixe as cantoneiras na parte interna, duas em cada ‘pé’. Veja imagem acima. Feito isso dê mais uma lixada geral arredondando de leve os cantos.

Pronto! Daí é só dar o acabamento que preferir. Pode usá-lo assim mesmo, ‘in natura’, ou usar um verniz de madeira ou tinta de sua preferência.

Existe ainda a possibilidade de cobrir o assento com uma almofadinha baixa, de uma espuma mais firme, para adicionar mais conforto.

Obs. Uma ideia adicional é colar duas tirinhas de feltro nos pés, para que não arranhe/risque o piso e garanta algum silêncio ao manuseá-lo.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.