Como fazer uma cabana de madeira no quintal


Pode ser uma boa ideia construir uma cabana de madeira assim. Tanto pode servir como quarto de guardar ferramentas, assim como escadas, carrinho de mão, espaço para fazer trabalhos variados, como montar uma bancada para trabalhos com madeira, jardinagem ou trabalhos diversos, assim como para servir de espaço para crianças brincarem. Isso além de ser uma enorme curtição, por si só, a sua construção.

Embora o projeto original não mostre ou preveja, a primeira coisa a ser feita é construir um contrapiso informal com uma camada de cimento com brita – ou concreto – na área em que vai construir para impedir tanto a umidade como o crescimento do mato o que deve deixá-lo um pouco acima do solo.
Imagem 2
Para assentar as colunas de madeira que vão dar sustentação e forma à cabana, você deve fixá-las no solo com uma sapata de concreto, simples, para não só garantir a sustentação da estrutura como proteger a madeira de umidade, fungos e cupins.

Como vê na imagem você vai precisar de:

Seis barrotes (10 x 10 cm) iguais de madeira, tipo caibros, sendo três de 3,0 metros e três de 2,5 metros. Neste item, embora o projeto original não preveja, sugerimos que sejam quatro peças, de maneira que uma delas sirva de pré-moldura da porta o que vai lhe trazer mais firmeza. Ficando exatamente a uma distancia de aproximadamente 80 cm daquela da quina da direita (na imagem 3).
Imagem 3
Já que o projeto original é francês e a tábua de pinho por lá deve ter custo bem mais em conta do que aqui, existe também a possibilidade de utilizar tábuas de madeira bem mais baratas, tipo aquelas utilizadas para fazer formas para concreto em construção, o que vai exigir mais trabalho, já que algumas delas são muito duras e vai precisar de furadeira para fazer os furos para os pregos, pois com o martelo elas vão rachar. A vantagem é que são naturalmente resistentes, tanto à umidade como aos cupins.
Imagem 4
- Barrotes (10 x 3 cm), 6 deles, ou caibros redondos, como na imagem, para o teto;
- Ripas, em número e dimensões a depender do tipo e tamanho de telhas que for utilizar;
- Telhas simples, que sejam de cerâmica, de preferência, pois, apesar do peso vai manter a ventilação e o ambiente mais fresco no seu interior;
 - Pregos tipo “ripal” (1,5 x 13), a depender da espessura da tábua que escolher, e/ou parafusos;
 - Furadeira com jogo variado de brocas, a depender, também, do tipo de madeira que vai utilizar.
 - Uma extenção se for usar a furadeira;
 - Um serrote e/ou uma serra circular manual ou “tico-tico”;
 - Um esquadro;
 - Uma trena;
 - Cordas;
- Martelo e/ou chaves de fenda ou parafusadeira elétrica.
As cordas servirão para você manter o esquadro correto da estrutura, usando o esquadro – ferramenta – para medir, para que ela, a estrutura, fique bem simétrica, na hora de pregar as tábuas. Você deve fazer isso, sobretudo na hora de fixação das estacas nas sapatas de concreto, pois, qualquer erro nesta hora pode comprometer todo trabalho depois.
Imagem 5
Uma ideia que é mais segura neste caso é fazer esta fixação e garantia do esquadro, usando ripas e pregando a estrutura no esquadro antes de fixá-la no chão.

Na imagem xx você deve pregar tabuas no teto, quatro, tipo uma moldura, para dar melhor acabamento e vedação contra a luz do sol ou mesmo a água das chuvas, antes de pregar os caibros e colocar as telhas.

O tipo de telhas fica a seu critério, embora o ideal fossem as de cerâmica, já que outras alternativas como amianto, zinco ou plástico podem tornar a cabana mais adequada para uma sauna, pois o calor por aqui...
Imagem 6
Para garantir a vedação das paredes e proteção das tábuas, você deve fazer o arremate dos cantos da cabana com tábuas – veja imagem 6 – além de dar-lhe um melhor acabamento estético. Este arremate pode ser feito com tábua mais fina, de “pinus”.

Veja também:

- Como fazer para facilitar o uso de pregos e parafusos

- Como fazer para escolher o prego certo para o seu trabalho

- Como fazer um banco rústico de madeira

- Como fazer para ganhar tempo e eficiência nas pinturas

A junção das tábuas – umas sobre as outras, na vertical – ao pregar, deve ser necessária para garantir a vedação da parede à infiltração de água de chuva, sobretudo.

Você pode deixar o espaço para a janela antes – ao contrário do projeto original, que a corta depois, na imagem – quando a janela bem como a porta deve ser fixada com molduras depois. Use ripas para fixá-la provisoriamente.

 O acabamento final deve ser feito com uma tinta impermeável, que garanta a vedação e a proteção da madeira contra o sol e a água da chuva.

 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

5 comentários:

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.