domingo

Como fazer e configurar facilmente o seu blogue


Fazer um blog, no Blogger, é muito simples: escolher o nome que vai usar para assinar as postagens escolher o nome do blog escolher o modelo e começar a postar... é, é simples assim. Na sequência começa a adição de funcionalidades que vai torná-lo mais ágil e funcional, como falamos acima.

Depois da escolha e aprovação do nome, o blogger vai pedir um numero de telefone para confirmar o seu nome e “endereço”, quando receberá imediatamente um número via SMS, para confirmação.

Pronto o blog, clique em Painel → Configurações → Clique na aba, Básico → Em descrição, faça uma definição do seu blog → marque SIM para todas as opções seguintes, exceto, Conteúdo Adulto, se este não for o seu caso → Marque Editor Atualizado → Salvar Configurações.

Salte a aba Publicação e clique na seguinte, Formatação onde define o número de postagens na Home Page do blog. O ideal é até 10 para que o blog não fique muito pesado para abrir, principalmente por que grande parte dos usuários ainda utiliza uma conexão discada, e ninguém tem muita paciência quando se trata de internet.

Defina o modelo de data, de horário e defina o fuso horário correto. Deixe as marcações seguintes como está – pelo menos por horas – e clique em Salvar Configurações.

Na próxima aba, Comentários, confirme Exibir, Qualquer um, Janela Pop-up, Novas postagens tem comentários, Formato da data e horário dos comentários. Crie uma mensagem curta de boas vindas para o formulário de comentários, Moderação – de comentários – sempre, Digite um endereço de e-mail onde receberá os comentários para que possa decidir sobre a conveniência ou não de aprová-lo, Marque exibir um confirmação de palavras, Mostrar imagem de perfil nos comentários, digite novamente o e-mail e salvar Configurações.

É isso! Agora, é só publicar o seu primeiro artigo. Nos próximos artigos, em continuação, na tag: “Fazendo um Blogue”, você pode voltar e conferir como adicionar novas funcionalidades ao seu blog tornando-o mais ágil e, sobretudo mais visível aos motores dos portais de busca e mais acessível ao seu público alvo e/ou usuários.

Qualquer dúvida e/ou esclarecimento, deixe “nos comentários” que tentaremos ajudar.

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

8 comentários:

  1. Dá-lhe Fernando, boa informação! Quanto ao lance do "Novas postagens têm comentários" o que se faz com isso?

    Um abração

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    É uma boa pergunta. Como só tem duas opções, acredito que o “Novas postagens tem comentários” deve ser a mais adequada, provavelmente autorizando, mesmo, os comentários, embora pareça meio redundante diante das opções abaixo, não é verdade?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. É verdade. No contexto das configurações seguintes, no Blogger, fica mesmo redundante. Mas tá valendo!
    Para mim é difícil testar se as postagens serão reordenadas na primeira página do blog, colocando aquelas que tem de fato comentários lá no início (primeira página) do blog, entende?
    Seria interessante se fosse isso.
    O que você acha?

    Cadastrei meu e-mail no seu blog! Lerei todos os dias. :D

    grande abraço,

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    É, interessante! Acho que uma maneira de conferir, seria simular, inclusive com uma postagem e comentários, em um blog teste, para ver como fica.

    Não sei se utiliza, mas, tenho um blog só para testes de novas funcionalidades e aplicativos, como mudanças no Tamplate e outros, que poderiam provocar um “pau” se feitos direto no “blog oficial”.

    Obrigado pelo cadastro. Estive em seu blog e gostei muito, principalmente de artigos, “Como fazer” que podemos reblogar – com continuação no blog de origem – como já fizemos com outros blogs e sites. Isto é, caso não faça objeções.

    Não encontrei o “Seguir”, então a saída foi, tambem, o cadastro por email.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Bem lembrado, vou fazer num de testes muito em breve, e passarei aqui pra comentar. No blog oficial não dá pra brincar. Muito bem lembrado do blog de testes.
    Sem nenhuma objeção, gosto de reblogar linkando. Estava precisando de mais um parceiro atento :D
    Reativei o Google Friends. Tenho poucos leitores via reader, mas vou capitalizar isso. É importante!
    Obrigado pelas dicas. Vamos trocar e-mails.

    Um abração Fernando,

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    É isso!
    tambem acho uma boa ideia que possamos "trocar umas figurinhas". As vezes empacamos e não temos ideia de como sair.

    Um email para contato pode ser: fernando_cp@yahoo.com.br

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cândido!

    Sinceramente, estou conhecendo agora. Pelo que vi, parece ser uma “plataforma” como outras que existem na rede, onde, praticamente, cada provedor de conteúdo e /ou email disponibiliza um blog gratuito.

    Em principio, tanto o fazer como o desistir depois, é livre. Como não conheço este não posso opinar. O importante na hora da escolha, é optar por um que lhe permite “mexer” ou agregar funcionalidades, bem como monetização. No mais é fazer um teste, “mexendo” com ele logo, e verificar se é o caso. Se não, é só deletar e começar novamente com outro.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.