domingo

Como usar e aproveitar melhor o Azeite de Oliva


O azeite de oliva, além de dar um sabor especial aos alimentos, principalmente aos pratos crus como as saladas é, também, muito saudável, além de terapêutico – como alimento funcional – sobretudo pela qualidade de sua gordura.

A sua diversidade nas prateleiras dos supermercados, freqüentemente nos confunde, e tirar as duvidas é uma maneira de comprar aquele que realmente satisfaz as nossas expectativas. O teor de acidez e pureza é o que determina a sua qualidade.

Extra-virgem:

Máximo de 1% de acidez. Resultado da primeira prensagem da oliva colhida a mão, e sem misturas. Ótimo para pratos crus, como as saladas;

Virgem ou Clássico:

Até 2% de acidez. Também sem misturas, e bom para molho e vinagretes;

Puro ou Óleo de Oliva:

Até 2% de acidez, mas é uma mistura com o refinado. Indicado para frituras em geral;

Refinado:

Mais de 3% de acidez. Indicado para fazer frituras de imersão, porque suporta altas temperaturas e é pouco absorvido pelo alimento.

Espero que esses dados ajudem na hora da compra. As vezes é preferível comprar o melhor, mesmo que mais caro, e utilizar menos de cada vez.

Fonte: Novaseboas 
.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Oi Fernando
    Muito boa sua dica
    Muitas vezes ficamos perdidos na hora de comprar o azeite
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    É isso!

    A oferta de azeite, hoje, é tão grande e variada nos supermercados, e com tantas especificações e classificações que acabam por nos confundir, não é verdade? Acho que estas dicam dão um força na hora de escolher.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.