quarta-feira

Como fazer uma caixa secreta usando um livro

Como vê, parece uma boa ideia, não é verdade? Aqui você encontra um passo-a-passo de como fazer esta caixa secreta, camuflada em forma de livro.

O trabalho é simples mais vai exigir um pouco de cuidado e capricho para que tenha um bom resultado, ou seja, que eventuais “erros” ou descuidos não comprometam o resultado final, que é um livro, mesmo, já que o objetivo é ter uma caixa secreta, onde o livro não se diferencie dos demais na estante.

Você pode encontrar o livro – grosso e encadernado (capa dura) – em um sebo, preferencialmente com um título insignificante ou que não vá despertar o interesse de ninguém em folheá-lo. Além do livro, você vai precisar, também, dos seguintes itens.
·                     Cola branca ou transparente para papel;
·                     Um pouco de água;
·                     Um recipiente para diluir a cola na água;
·                     Duas folhas de plástico (corte em dois um saco plástico, tipo legumes/frutas de supermercado);
·                     Um estilete grande, de preferência;
·                     Um pincel pequeno para aplicar a cola;
·                     Um pedaço de pano para limpar os excessos de cola;
·                     Um lápis ou lapiseira;
·                     Uma régua;
·                     Uma superfície plana, mesa, para trabalhar.
Separe algumas páginas iniciais para cobrir e disfarçar a cavidade da caixa. Separe-as das demais usando um plástico para que não se ‘suje’ com a cola que vai usar.

Dilua um pouco de cola com água e pincele na parte externa – o miolo do livro – ou a parte das folhas oposta à lombada, bem como em sua pare superior e inferior, deixando-a (as folhas) meio frouxas para que a cola penetre entre elas.

Certifique-se de que o plástico que separa as folhas iniciais esteja no lugar, coloque um peso sobre o livro e deixe secar por um prazo de 30 minutos à uma hora.

Abra o livro e na primeira página colada, use uma régua e o lápis, marque uma margem de 1,5cm, como mostra a imagem.

Usando o estilete dos maiores, que é mais firme, abra só uma pontinha da lâmina e vá cortando lentamente, algumas páginas de cada vez. Não se apresse e tente cortar muitas de vez, pois, pode perder o alinhamento e fazer uma cavidade torta e mal feita. Mantenha a lâmina deitada ou mais na horizontal para facilitar o corte.

Terminado os cortes, cole a última pagina que reservou sobre as bordas da caixa para dar um acabamento final. Cubra-a com o plástico e deixe secar. Depois de seca, faça um corte delicado seguindo a borda recém cortada da caixa.

Pincele cola na parte interna cortada para selar as folhas, e aí é só deixar secar e usar a sua nova caixa secreta.

Como disse, você pode deixar assim que o trabalho já estará pronto. Entretanto, eu forrei – fiz 3 e dei duas de presente – a parte interna com EVA (veja na imagem acima) e o acabamento ficou perfeito. Você pode usar, tambem, o feltro como alternativa.

Revisado em 18-03-14

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Nem imaginam o quanto é trabalhoso cortar o livro.
    Sem régua fica infinitamente pior.
    Dica: Não façam um retângulo perfeito, corte alem da borda, pois não tem como cortar a ponta em curva.
    Se não fizer isso, fica um pedacinho de papel que vai se acumulando e do fim fica horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eric!

      Para facilitar o corte você deve passar a cola diluída em água, com um pincel, em toda a borda do livro, de maneira que ela penetre um pouco entre as folhas, daí, depois de seco começar o corte.

      Para secar, coloque uma folha de plástico entre a capa e a parte a ser cotada, e sob um peso até a cola secar.

      O corte deve ser feito com paciência, de poucas folhas por vez, pois tem mais chances de ficar perfeito. O nosso impulso é afundar o estilete e cortar um “monte” de folhas de uma vez.

      Para dar um melhor acabamento final, eu os revesti internamente com EVA e ficou perfeito, cobrindo, inclusive, eventuais defeitos no corte das folhas.

      Eu fiz três e dei dois de presente. Gostei muito e o resultado ficou muito bom, mesmo.

      Espero ter ajudado e bom trabalho com o seu.

      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.