A novidade é que a sua
fabricação não tem grandes mistérios e pode ser uma mão na roda
para um pequeno produtor rural que queira conseguir a sua autonomia,
produzindo para suas necessidades pessoais e da propriedade.
Este vídeo mostra um
projeto de uma mini destilaria desenvolvido pelo professor
Juarez de Souza Silva, da Universidade de Viçosa, que
ilustra bem esta possibilidade. Neste link: Produção de Álcool Combustível, você pode encontrar o livro ou manual indicado pelo autor.
Excelente materia. Adorei.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirMuito obrigado, fico feliz que tenha gostado.
gostei, parabens, vamos divulgar essa materia.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirÉ uma boa ideia. Se tem um blog/site, deixe o endereço para que possamos visitá-lo.
Pq essas matérias não saem nos sites tipo G1, R7, Yahoo e etc...?!
ResponderExcluirNo site do Terra, por exemplo, várias matérias são exaustivamente repetidas, como a fabricação do maior avião do mundo.
Olá!
ResponderExcluirÉ verdade.
Provavelmente porque eles, estes sites, bem como as empresas as quais pertencem, tenham interesses em manter relações “amistosas” com os grande fabricantes, enquanto vendem a ideia de que estas tecnologias são sofisticadas e inacesíveis ao senso comum, como aquela da fabricação dos aviões a que se refere.
Só que, a origem real do álcool é artesanal e divulgar a sua simplicidade seria desmistificar a grande ilusão que vendem.
Um abraço
Olá, parabéns, gostei muito da matéria, mas fiquei em dúvida, existe alguma legislação sobre o assunto? Fico com receio de produzir e ter problemas. abrigado
ResponderExcluirOlá!
ExcluirMuito obrigado.
Desculpe-me por só responder agora.
Sobre a existência de eventuais restrições à produção pessoal ou particular do álcool combustível, eu desconheço e não acredito que existam. Um bom indicador é o próprio vídeo feito por um professor da Universidade de Viçosa visando exatamente à divulgação e assim estimular esta produção própria.
Um abraço
OI, gostaria de saber se e possivel e viavel destilar a vinhaça na coluna de alcool, tenho um alambique e tenho tambem a coluna onde uso a cabeça e a calda para o alcool.
ResponderExcluirObrigado,
Alcides chamon - achamon@hotmail.com
Olá, Alcides!
Excluir.
Bom dia!
.
Sugiro que entre em contato com o professor Juarez de Souza e Silva, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV (Universidade Federal de Viçosa), autor do projeto das mini-usinas de etanol ou álcool combustível e exponha a sua dúvida, pois, assim terá uma informação mais técnica e apropriada.
.
O endereço para correspondência é:
.
Professor Juarez de Souza e Silva
.
Departamento de Engenharia Agrícola da UFV
.
Universidade Federal de Viçosa
.
Avenida Peter Henry Rolfs, sn – Campus Universitário
.
36570-000 – VIÇOSA-MG
.
Você tem ainda a possibilidade de usar o telefone da Universidade para pegar mais informações: (31) 3899-2200 ou enviar-lhes um Fax: (31) 3899-2108. Se telefonar procure com a telefonista o telefone do Departamento de Engenharia Agrícola.
.
Obs. Ponha o nome do professor no envelope junto ao endereço, como está acima, o que deve facilitar o acesso direto a ele.
.
Boa sorte no novo empreendimento.
.
Um abraço