sábado

Como fazer o seu próprio álcool combustível


O álcool combustível ou etanol é decididamente a melhor opção para substituir os combustíveis derivados do petróleo, tanto pelo seu baixo custo como por ser um recurso renovável e ecologicamente sustentável e correto.

A novidade é que a sua fabricação não tem grandes mistérios e pode ser uma mão na roda para um pequeno produtor rural que queira conseguir a sua autonomia, produzindo para suas necessidades pessoais e da propriedade.

Este vídeo mostra um projeto de uma mini destilaria desenvolvido pelo professor Juarez de Souza Silva, da Universidade de Viçosa, que ilustra bem esta possibilidade. Neste link: Produção de Álcool Combustível, você pode encontrar o livro ou manual indicado pelo autor.

Subscreva o nosso RSSFeed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações


Share/Save/Bookmark

10 comentários:

  1. Excelente materia. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado.

    ResponderExcluir
  3. gostei, parabens, vamos divulgar essa materia.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    É uma boa ideia. Se tem um blog/site, deixe o endereço para que possamos visitá-lo.

    ResponderExcluir
  5. Pq essas matérias não saem nos sites tipo G1, R7, Yahoo e etc...?!
    No site do Terra, por exemplo, várias matérias são exaustivamente repetidas, como a fabricação do maior avião do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    É verdade.

    Provavelmente porque eles, estes sites, bem como as empresas as quais pertencem, tenham interesses em manter relações “amistosas” com os grande fabricantes, enquanto vendem a ideia de que estas tecnologias são sofisticadas e inacesíveis ao senso comum, como aquela da fabricação dos aviões a que se refere.

    Só que, a origem real do álcool é artesanal e divulgar a sua simplicidade seria desmistificar a grande ilusão que vendem.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá, parabéns, gostei muito da matéria, mas fiquei em dúvida, existe alguma legislação sobre o assunto? Fico com receio de produzir e ter problemas. abrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigado.

      Desculpe-me por só responder agora.

      Sobre a existência de eventuais restrições à produção pessoal ou particular do álcool combustível, eu desconheço e não acredito que existam. Um bom indicador é o próprio vídeo feito por um professor da Universidade de Viçosa visando exatamente à divulgação e assim estimular esta produção própria.

      Um abraço

      Excluir
  8. OI, gostaria de saber se e possivel e viavel destilar a vinhaça na coluna de alcool, tenho um alambique e tenho tambem a coluna onde uso a cabeça e a calda para o alcool.
    Obrigado,
    Alcides chamon - achamon@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alcides!

      .
      Bom dia!
      .
      Sugiro que entre em contato com o professor Juarez de Souza e Silva, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV (Universidade Federal de Viçosa), autor do projeto das mini-usinas de etanol ou álcool combustível e exponha a sua dúvida, pois, assim terá uma informação mais técnica e apropriada.
      .
      O endereço para correspondência é:

      .
      Professor Juarez de Souza e Silva
      .
      Departamento de Engenharia Agrícola da UFV
      .
      Universidade Federal de Viçosa
      .
      Avenida Peter Henry Rolfs, sn – Campus Universitário
      .
      36570-000 – VIÇOSA-MG
      .
      Você tem ainda a possibilidade de usar o telefone da Universidade para pegar mais informações: (31) 3899-2200 ou enviar-lhes um Fax: (31) 3899-2108. Se telefonar procure com a telefonista o telefone do Departamento de Engenharia Agrícola.
      .
      Obs. Ponha o nome do professor no envelope junto ao endereço, como está acima, o que deve facilitar o acesso direto a ele.
      .
      Boa sorte no novo empreendimento.

      .
      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.