quarta-feira

Como fazer para limpar o ferro de passar roupas

A sujeira no ferro é, geralmente, decorrente do seu uso em tecido sintético a uma temperatura não recomendada, ou muito alta – veja nas instruções – o que forma um “grude preto” que não só dificulta passar os demais tecidos, como pode manchar e/ou comprometer outras peças de roupas, sobretudo as mais claras e delicadas.

A primeira ideia que ocorre é raspar com algo de metal ou passar uma palha de aço. Nada mais equivocado, pois, assim vai comprometer o seu ferro de forma irreversível.

Uma forma simples de limpar o seu ferro de passar roupas é colocar uma colher de sal grosso sobre uma folha de papel, ligue o ferro em sua temperatura máxima e passe-o varias vezes sobre o sal, pressionando de leve e, ao final, é só limpar com um pano úmido e limpo. Em tempo, não utilize o vapor nesta tarefa.
 

Outra forma de limpar é colocá-lo na temperatura máxima e assim que o “plástico grudado” derreter por completo, ele pode ser removido com uma espátula de madeira ou algo do gênero, não de metal, desde que não arranhe ou risque a superfície do ferro.

Você pode, ainda, fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e detergente formando uma pasta mole que deve ser esfregada varias vezes com um pano macio, deixe-a sobre a superfície por um tempo e volte a esfregar e no final limpe/seque com um pano.

Leia artigos relacionados:
Outro método é esfregar com vigor com um pano embebido em vinagre, repetindo o processo até que fique totalmente limpo.

Um lembrete adicional para a conservação do seu ferro de passar roupas é esvaziar completamente o reservatário de água - para o uso com vapor - toda vez que terminar de usá-lo, pois, a água, e o calor, levam à deposição de “sais minerais” que podem formar cristais ou mesmo enferrujar e obstruir as saídas do vapor.

Para limpá-lo se já estiverem sujos, tente usar um cotonete embebido em vinagre branco enquanto ele ainda estiver quente.

Revisado em 01/02/13, em função das observações e sugestões de usuárias, em comentários.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

10 comentários:

  1. Quando é utilizada a parafina deixa resíduos na base do ferro, que quando aquecido novamente pode causar um efeito de amarelado nas roupas. (Muito difícil de limpar completamente!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Risole!

      Não tenho conhecimento sobre este problema. Talvez seja o fato de o ferro não ter sido limpo o suficiente depois de passada a parafina e o resíduo tenha provocado este efeito ao qual se refere.

      Foi bom você chamar atenção sobre isso. Logo, é bom reforçar que, depois de passada a parafina, com o ferro ainda quente, ele deve ser limpo com um pano macio até a remoção de todo resíduo.

      Obrigada pela observação.

      Um abraço

      Excluir
    2. É preciso tomar cuidado para que ao passar a vela, ela - derretida com o calor - não penetre pelos furos por onde sai a água, pois, pode derreter enquanto for passar roupas depois, aí, sim, vai manchar, mesmo. Ligia

      Excluir
  2. Olá, Ligia!

    Boa observação. O risco é real, é preciso tomar muito cuidado para que isso não aconteça.

    É interessante como o conhecimento pode ser construído coletivamente, sobretudo à partir da experiência e bom senso de cada um.

    Se alguém tiver alguma outra ideia de como fazer isso, limpar o ferro, compartilhe aqui, vai ser bom para todo mundo.


    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber uma coisa bem simples e fácil de fazer...
    meu ferro quando ligo esta soltando uma sujeira preta pelos furinhos e sai com água no modo a vapor agora no mode seco mesmo assim sai sujeira mais é diferente por que sai menos do que no modo a vapor que sai muito...obrigada Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline!

      Você utiliza o sistema de auto-limpeza do ferro com regularidade? Se não, deve ser este o motivo da sujeira, logo, sugiro que use algumas vezes e se não der certo, você deve buscar um técnico, já que desmontar esse tipo de ferro sozinha pode ser complicado.

      Outra coisa que pode contribuir para este problema é guardar o ferro com água, quando ela pode provocar uma corrosão interna, daí os resíduos.

      Um abraço

      Excluir
    2. Olá, se você ainda não conseguiu resolver este problema, o motivo deve ser você deixar água no recipiente do ferro após concluir o uso ou não usar água filtrada; isso gera limpo no recipiente que vai saindo conforme você passa.
      Para limpar, pode colocar vinagre(branco) no recipiente no volume máximo, ligar e deixar evaporando.

      Esse vídeo pode ajudar: http://globotv.globo.com/tv-gazeta-es/estv-1a-edicao/v/consultora-domestica-do-es-ensina-como-limpar-corretamento-o-ferro-de-passar-roupas/2217941/

      Boa sorte!

      Excluir
    3. Olá, Thais!

      Boa a sua dica. Devagar agente acaba desvendando o mistério da limpeza dos ferros, não é verdade?

      Brincadeira!

      Não consegui abrir o link que sugeriu, mas, fica a dica.

      Um abraço

      Excluir
  4. Com o ferro de passar quente e sem água (não pode formar vapor):
    Cuidado redobrado para não se queimar ao fazer essa limpeza!

    1- alguns comprimidos de Tylenol

    > não usar comprimidos gel ou com qualquer tipo de revestimento

    2- pegue um alicate ou uma pinça para segurar pílula e esfregar na sujeira
    3- a pílula vai começar a encolher, usar mais, se necessário.
    4- vá limpando com uma toalha úmida o excesso da sujeira.
    5- continue até que toda a sujeira tenha saído, limpe bem com o pano úmido e pronto! um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Boa e bem simples a sua dica. Esta eu não conhecia.

      Muito obrigada por compartilhar.


      Um abraço

      Excluir

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.