quarta-feira

Como fazer para resgatar gadgets molhados

Bem, os tais “gadgets” estão tão íntimos que muita gente não larga deles, nem quando vai ao banheiro e até mesmo em situações mais intimas ainda. O resultado é que as probabilidades de acontecer “algum sinistro” com eles não são raras, não é verdade? Se bem que as “novidades” oferecidas pelo mercado são tão grandes que não dá tempo de nos afeiçoarmos a eles, assim.

Mas, de todo modo, é bom saber o que fazer quando um deles cai n’água, por exemplo.
  • Retire da tomada imediatamente, pois, os danos ocorrem, sobretudo por curtos circuitos quando ligados molhados do que pela água em si mesma. Logo, resista à tentação de ligar para testar. Se tiver uma bateria retire-a rapidamente;
  • Desmonte-o totalmente, ou seja, separe todas as partes móveis que devem sair facilmente. É para facilitar a evaporação.
  • Se tiver um aspirador de pó, de preferência com uma boca estreita, aspire-o por algum tempo para retirar o excesso de água ou umidade;
  • Compre uma caixa de giz, sim, aquele usado nas escolas, (em papelarias) e coloque o seu aparelho junto com eles em um saco plástico e deixe por alguns dias, tipo dois a três, que eles teem a propriedade de absorver umidade. Tem ainda o sal de sílica, que é encontrado em sachês, mas, não é tão fácil de conseguir em grande quantidade. Talvez possa encontrá-la em lojas de eletrônicos e/ou casas que vendem material para manipulação de fórmulas. Se nada disso estiver ao alcance da mão, use o arroz. É isso! Mergulhe-o em arroz por tempo equivalente.
  • Depois do último passo, veja se ele já perdeu toda a umidade, basta observar se a tela não está embaçada, por exemplo. Se não, recoloque a bateria e faça um teste, se tudo correr como o previsto, ele estará pronto para outra. Caso contrário volte ao saco com giz por mais algum tempo.
Depois dessa experiência, é bom ficar ligado para que não venha a ocorrer novamente. Aliás, a proximidade da água nunca lhe é favorável, logo, o banheiro não é um bom lugar para eles. 
 
Em tempo: se ficar tentada a usar algo, tipo o seu secador de cabelo, esqueça! Ele pode “torrar” ou dissolver os componentes mais sensíveis. A não ser que o utilize frio, o que é o mesmo que um ventilador, logo se já usou o aspirador de pó...
 
Outra coisa espontânea que nos ocorre nesta hora é sacudir. Não é uma boa idéia, pois, se a água estiver em um nível superficial, ela pode se entranhar mais profundamente e piorar as coisas.
 
Com informações do Gizmodo 
 
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualização

.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.