terça-feira

Como fazer para remover a tinta velha com facilidade

Para remover pinturas de uma peça, seja ela de metal ou de madeira, não é lá muito fácil. Entretanto, existe um método químico ou um removedor – procure em uma loja de tintas – que amolece e enruga a tinta ou verniz o que facilita a sua retirada com uma espátula.

Mas, mesmo assim, ficam muitas partes que terão que ser removidas de forma convencional.

Se a peça for de madeira, a remoção da tinta deve ser feita com uma espátula de plástico – eu já usei velhos cartões de crédito, pois a superfície era pequena. Para os cantos, faça um “canto” no cartão com uma tesoura – pois a de metal vai arranhar a madeira e comprometer futuros revestimentos ou pinturas, sobretudo com verniz.

Retirado toda a tinta, antes do novo revestimento ou pintura, use uma lixa fina – acima de 300 – para dar um acabamento final e garantir um resultado melhor ao trabalho. Se a peça for valiosa ou valer o investimento, passe antes da tinta ou verniz uma demão de selador, que garante um acabamento final de melhor qualidade.

Agora, se a superfície pintada for de metal, você pode utilizar uma espátula comum e no final use uma palha de aço e/ou lã de aço – tipo bombril – e, depois, um pano embebido com querosene ou tinner.

Obs: Para usar o querosene ou o tinner, utilize uma luva de borracha ou a mão protegida por um saco plástico, pois a pele absorve e não é bom para a saúde.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Você pode contribuir com o relato de suas experiências com as ideias e sugestões postadas aqui, bem como tirar eventuais duvidas com o editor e/ou outros usuários.